Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/7925
Title: | Explorando a relação entre competências socioemocionais e comportamentos agressivos : uma análise preditiva |
Author: | Ramalho, Bruno Manuel Monteiro |
Advisor: | Coelho, Vítor Alexandre Belo de Moura Pereira |
Keywords: | Psicologia Psicologia da educação Adolescentes - Competências socioemocionais - Agressividade Adolescentes - Avaliação da personalidade - Avaliação de comportamento Teste psicológico - Questionário de avaliação de competências socioemocionais (QACSE) Teste psicológico - Bullying and Cyberbullying Behavior Questionnaire - Short Form (BCBQ-SF) |
Issue Date: | 2024 |
Abstract: | As competências socioemocionais parecem predizer o envolvimento no bullying, tanto para vítimas, como para agressores. Neste estudo pretendeu-se explorar qual das competências socioemocionais, nomeadamente autocontrolo, consciência social e tomada de decisão responsável, melhor prevê os comportamentos agressivos em adolescentes com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos. Participaram 250 alunos do Agrupamento de Escolas de Vizela (M idade= 12.59; DP= .963). Foi utilizado um questionário sociodemográfico e dois instrumentos: o Questionário de Avaliação de Competências Socioemocionais (QACSE) e o Bullying and Cyberbullying Behavior Questionnaire – Short Form (BCBQ-SF). De forma a perceber qual das competências socioemocionais melhor prevê comportamentos agressivos foram realizadas regressões lineares múltiplas. Os resultados deste estudo demonstraram que apenas o autocontrolo demonstrou um impacto significativo nos comportamentos agressivos, ou seja, um alto autocontrolo está associado a menos comportamentos agressivos dos/as adolescentes. Socio-emotional competencies seem to predict involvement in bullying, both for victims and aggressors. This study aimed to explore which of the socio-emotional skills, namely self-control, social awareness and responsible decision-making, best predicts aggressive behaviors in adolescents aged between 11 and 17 years. 250 students from the Vizela School Group participated voluntarily (M age = 12.59; DP= .963). A sociodemographic questionnaire and two instruments were used: the Socio-Emotional Skills Assessment Questionnaire (QACSE) and the Bullying and Cyberbullying Behavior Questionnaire – Short Form (BCBQ-SF). To understand which of the socio-emotional competencies best predicts aggressive behaviors, multiple linear regressions were performed. The results of this study showed that only self-control showed a significant impact on aggressive behaviors, i.e., high self-control is associated with fewer aggressive behaviors in adolescents. |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação Exame público realizado em 25 de fevereiro de 2025, às 18h |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/7925 |
Document Type: | Master Thesis |
Appears in Collections: | [ULP-IPCE] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
294416 Bruno Manuel Monteiro Ramalho.pdf | Dissertação de mestrado | 981,4 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.