Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/7925
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Coelho, Vítor Alexandre Belo de Moura Pereira | - |
dc.contributor.author | Ramalho, Bruno Manuel Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-27T13:55:17Z | - |
dc.date.available | 2025-03-27T13:55:17Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/7925 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação | - |
dc.description | Exame público realizado em 25 de fevereiro de 2025, às 18h | - |
dc.description.abstract | As competências socioemocionais parecem predizer o envolvimento no bullying, tanto para vítimas, como para agressores. Neste estudo pretendeu-se explorar qual das competências socioemocionais, nomeadamente autocontrolo, consciência social e tomada de decisão responsável, melhor prevê os comportamentos agressivos em adolescentes com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos. Participaram 250 alunos do Agrupamento de Escolas de Vizela (M idade= 12.59; DP= .963). Foi utilizado um questionário sociodemográfico e dois instrumentos: o Questionário de Avaliação de Competências Socioemocionais (QACSE) e o Bullying and Cyberbullying Behavior Questionnaire – Short Form (BCBQ-SF). De forma a perceber qual das competências socioemocionais melhor prevê comportamentos agressivos foram realizadas regressões lineares múltiplas. Os resultados deste estudo demonstraram que apenas o autocontrolo demonstrou um impacto significativo nos comportamentos agressivos, ou seja, um alto autocontrolo está associado a menos comportamentos agressivos dos/as adolescentes. | pt_PT |
dc.description.abstract | Socio-emotional competencies seem to predict involvement in bullying, both for victims and aggressors. This study aimed to explore which of the socio-emotional skills, namely self-control, social awareness and responsible decision-making, best predicts aggressive behaviors in adolescents aged between 11 and 17 years. 250 students from the Vizela School Group participated voluntarily (M age = 12.59; DP= .963). A sociodemographic questionnaire and two instruments were used: the Socio-Emotional Skills Assessment Questionnaire (QACSE) and the Bullying and Cyberbullying Behavior Questionnaire – Short Form (BCBQ-SF). To understand which of the socio-emotional competencies best predicts aggressive behaviors, multiple linear regressions were performed. The results of this study showed that only self-control showed a significant impact on aggressive behaviors, i.e., high self-control is associated with fewer aggressive behaviors in adolescents. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Psicologia | pt_PT |
dc.subject | Psicologia da educação | pt_PT |
dc.subject | Adolescentes - Competências socioemocionais - Agressividade | pt_PT |
dc.subject | Adolescentes - Avaliação da personalidade - Avaliação de comportamento | pt_PT |
dc.subject | Teste psicológico - Questionário de avaliação de competências socioemocionais (QACSE) | pt_PT |
dc.subject | Teste psicológico - Bullying and Cyberbullying Behavior Questionnaire - Short Form (BCBQ-SF) | pt_PT |
dc.title | Explorando a relação entre competências socioemocionais e comportamentos agressivos : uma análise preditiva | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203914880 | - |
Aparece nas colecções: | [ULP-IPCE] Dissertações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
294416 Bruno Manuel Monteiro Ramalho.pdf | Dissertação de mestrado | 981,4 kB | Adobe PDF | ![]() Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.