Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/7925
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoelho, Vítor Alexandre Belo de Moura Pereira-
dc.contributor.authorRamalho, Bruno Manuel Monteiro-
dc.date.accessioned2025-03-27T13:55:17Z-
dc.date.available2025-03-27T13:55:17Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7925-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação-
dc.descriptionExame público realizado em 25 de fevereiro de 2025, às 18h-
dc.description.abstractAs competências socioemocionais parecem predizer o envolvimento no bullying, tanto para vítimas, como para agressores. Neste estudo pretendeu-se explorar qual das competências socioemocionais, nomeadamente autocontrolo, consciência social e tomada de decisão responsável, melhor prevê os comportamentos agressivos em adolescentes com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos. Participaram 250 alunos do Agrupamento de Escolas de Vizela (M idade= 12.59; DP= .963). Foi utilizado um questionário sociodemográfico e dois instrumentos: o Questionário de Avaliação de Competências Socioemocionais (QACSE) e o Bullying and Cyberbullying Behavior Questionnaire – Short Form (BCBQ-SF). De forma a perceber qual das competências socioemocionais melhor prevê comportamentos agressivos foram realizadas regressões lineares múltiplas. Os resultados deste estudo demonstraram que apenas o autocontrolo demonstrou um impacto significativo nos comportamentos agressivos, ou seja, um alto autocontrolo está associado a menos comportamentos agressivos dos/as adolescentes.pt_PT
dc.description.abstractSocio-emotional competencies seem to predict involvement in bullying, both for victims and aggressors. This study aimed to explore which of the socio-emotional skills, namely self-control, social awareness and responsible decision-making, best predicts aggressive behaviors in adolescents aged between 11 and 17 years. 250 students from the Vizela School Group participated voluntarily (M age = 12.59; DP= .963). A sociodemographic questionnaire and two instruments were used: the Socio-Emotional Skills Assessment Questionnaire (QACSE) and the Bullying and Cyberbullying Behavior Questionnaire – Short Form (BCBQ-SF). To understand which of the socio-emotional competencies best predicts aggressive behaviors, multiple linear regressions were performed. The results of this study showed that only self-control showed a significant impact on aggressive behaviors, i.e., high self-control is associated with fewer aggressive behaviors in adolescents.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPsicologiapt_PT
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_PT
dc.subjectAdolescentes - Competências socioemocionais - Agressividadept_PT
dc.subjectAdolescentes - Avaliação da personalidade - Avaliação de comportamentopt_PT
dc.subjectTeste psicológico - Questionário de avaliação de competências socioemocionais (QACSE)pt_PT
dc.subjectTeste psicológico - Bullying and Cyberbullying Behavior Questionnaire - Short Form (BCBQ-SF)pt_PT
dc.titleExplorando a relação entre competências socioemocionais e comportamentos agressivos : uma análise preditivapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203914880-
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
294416 Bruno Manuel Monteiro Ramalho.pdfDissertação de mestrado981,4 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.