Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/777
Title: | Uma abordagem pedagógica a questões técnicas e metodológicas do ensino do trompete no âmbito das escolas profissionais de música em Portugal |
Author: | Coelho, Filipe António da Silva, 1979- |
Advisor: | Pinheiro, Ricardo Nuno Futre, 1977- Moreira, Pedro Filipe Russo, 1981- |
Keywords: | Trompete - Instrução e estudo Conservatórios de música - Portugal |
Issue Date: | 13-Feb-2014 |
Abstract: | Partindo de uma reflexão sobre a pedagogia do trompete, revelou-se necessário na minha actividade enquanto docente, a realização de uma análise detalhada directamente ligada com o tipo de ensino onde lecciono, as Escolas Profissionais de Música (EPM), e o instrumento com o qual lido diariamente, o trompete. É neste contexto que surge esta Dissertação dividida em cinco capítulos. O primeiro tem como objectivo introduzir o tema e a problemática em questão, no segundo é feita referência a diversos conceitos e teorias apresentadas por cinco pedagogos no ensino dos instrumentos de metal, em específico, o trompete; no terceiro capítulo debruço-me sobre uma contextualização histórica e evolutiva das Escolas Profissionais de Música em Portugal; no capítulo seguinte analiso quatro questionários a professores com pelo menos seis anos de experiência neste tipo de ensino e, por último, apresento a conclusão da dissertação. O estudo conduziu a conclusões que revelam a especificidade do ensino do trompete nas EPM, assim como as diferentes metodologias de trabalho utilizadas e ancoradas em vários autores chave da técnica de base do instrumento. |
Description: | Dissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014 Exame público realizado em 6 de Fevereiro de 2014 |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/777 |
Document Type: | Master Thesis |
Appears in Collections: | [ULL-FCHS] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mem_filipe_coelho_dissertacao.pdf | Dissertação | 772,77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.