Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/644
Title: | Representação do real : uma forma de exprimir um objecto |
Author: | Rodrigues, Miguel Mira George |
Keywords: | Desenho - Ensino e estudo |
Issue Date: | 1996 |
Abstract: | O ensino do Desenho no contexto do curso de Arquitectura tem de respeitar uma temática quotidiana que se coordene com o projecto e construção/execução, tendo assim que se articular com prioridades que não são motivadoras apenas de registos que representem a realidade. É também importante que reflita a procura de marcas que expressem ideias, ou de forma menos lata, que traduzam hipóteses, sensações ou intencionalidades programáticas. Estes princípios são como abordagem áridos e distantes das expectativas dos alunos, para os quais representar a realidade é, ao contrário, a única motivação para a produção de uma marca/registo. Daí a representação do real ser uma área excepcionalmente delicada. Daí ser o terreno onde se pronuncia de forma mais acentuada o preconceito. No entanto é também o terreno que se lhes apresenta como uma ponte entre a sua estrutura mental, em que o Desenho tem um conteúdo só dependente do adestramento (o preconceito) e os conceitos novos e longínquos que exaltam a perspicácia sensorial (a noção). É importante, por isso, a firme determinação de colocar o problema da representação como uma questão de ordem intelectual e conceptual, em que o esforço da experiência e do trabalho são elementos essenciais, traduzindo assim duas vertentes de grande relevância do ensino do Desenho: - a ideia - o Desenho que a torna visível |
Description: | Lusíada : revista de ciência e cultura. Série de arquitectura. - ISSN 0872-6256. - N. 2 (Junho 1996). - p. 44-51. |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/644 |
ISSN: | 0872-6256 |
Document Type: | Article |
Appears in Collections: | [ULL-FAA] LRCCA, n. 2 (Junho 1996) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
lrcca_2_1996_13.pdf | Texto integral | 8,87 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.