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dc.contributor.advisorLeite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964--
dc.contributor.advisorEstoura, Dora Cristina Contreira, 1973--
dc.contributor.authorBasto, Isabel Ivin Pinto, 1989--
dc.date.accessioned2022-03-15T13:03:38Z-
dc.date.available2022-03-15T13:03:38Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/6223-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2021.pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 4 de Março de 2022.pt_PT
dc.description.abstractEste relatório visa descrever o processo e os efeitos de uma intervenção de Musicoterapia Comunitária num contexto e espaço residencial em Lisboa, Portugal, para crianças e adolescentes refugiados não acompanhados. Durante o processo de deslocação e realojamento, os refugiados passam por um leque diversificado de experiências, geralmente traumáticas que poderão ter um efeito prejudicial no seu bem-estar e afetar negativamente a sua saúde mental. O objetivo geral da intervenção foi criar um sentido de comunidade e de pertença, aliviando sintomas de ansiedade e depressão. A música representa a nossa identidade cultural e proporciona um canal alternativo para expressar emoções, estimulando a comunicação num ambiente multilingue. Uma amostra de 35 residentes (idades: 11-20) e 8 membros do staff provenientes de 17 países diferentes participaram na intervenção. As sessões realizaram-se em grupo aberto ou individualmente, consistindo principalmente em técnicas ativas musicais - improvisação, aprendizagem de repertório, escrita e gravação de canções, técnicas recetivas - audição e discussão de música – e outras atividades artísticas tais como pintura. Foi realizada uma avaliação inicial com cada participante (residente) e um questionário no final do estágio. Os comportamentos negativos reduziram e os resultados do questionário revelaram que a participação na Musicoterapia reduziu os sentimentos negativos (tristeza, raiva, depressão, frustração, stress) em 25%. A musicoterapia comunitária constitui uma intervenção adequada neste contexto. Intervenções futuras beneficiarão de um desenvolvimento de projetos mensais, trabalhando com residentes ao longo do seu processo de aculturação e de uma investigação mais detalhada sobre a música e os pontos de vista da saúde mental das culturas presentes na CACR.pt_PT
dc.description.abstractThis report aims to describe the process and effects of a Community Music Therapy intervention in a residential setting in Lisbon, Portugal for unaccompanied refugee children and adolescents. During the process of relocation refugees pass through a diverse range of traumatic experiences which can have a detrimental effect on their well-being and negatively affect their mental health. The overall purpose of the intervention was to create a sense of community and belonging and alleviate symptoms of anxiety and depression. Music represents our cultural identity and provides an alternative channel for expressing emotions and communication in a multilingual environment. A sample of 35 residents (ages 11-20) and 8 members of staff from 17 different countries participated in the intervention. Sessions were open group or individual consisting mostly of active music techniques; improvisation, learning repertoire, song writing and recording as well as receptive techniques; music listening and discussion and art activities such as painting. An initial evaluation was carried out with each participant (resident) and a questionnaire at the end of the internship. Negative behaviours were reduced, and results of the questionnaire revealed that participating in music therapy reduced negative feelings (sadness, anger, depression, frustration, stress) by 25%. Community music therapy is a suitable intervention in this setting. Future interventions would benefit from a development of monthly projects, working with residents further along their acculturation process and more detailed research on the music and views of mental health of the cultures present in CACR.pt_PT
dc.language.isoengpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectConselho Português para os Refugiados. Casa de Acolhimento para Crianças Refugiadas - Ensino e estudo (Estágio)pt_PT
dc.subjectCrianças refugiadas não acompanhadas - Serviços para - Portugalpt_PT
dc.subjectAdolescentes refugiados - Serviços para - Portugalpt_PT
dc.subjectMusicoterapia para criançaspt_PT
dc.subjectMusicoterapia para adolescentespt_PT
dc.subjectMusicoterapia - Prática profissionalpt_PT
dc.titleCommunity music therapy with unaccompanied child and adolescent refugees in a residential settingpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202964035pt_PT
Appears in Collections:[ULL-IPCE] Dissertações

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