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dc.contributor.advisorLeite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964--
dc.contributor.advisorMendonça, Carlos-
dc.contributor.authorPita, Carla Marisela Pestana Figueira, 1984--
dc.date.accessioned2020-12-03T11:27:38Z-
dc.date.available2020-12-03T11:27:38Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/5705-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2020pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 18 de Novembro de 2020pt_PT
dc.description.abstractA musicoterapia durante a gravidez pode ter um papel fulcral na manutenção da homeostasia psico-corporal, no controlo da ansiedade, na componente psicológica da gravidez, assim como na promoção da vinculação materno-fetal. O presente relatório de estágio consiste na descrição e reflexão da intervenção musicoterapêutica realizada na unidade de obstetrícia do Hospital Dr. Nélio Mendonça, com grávidas de risco. Este teve como principal objetivo propiciar às gestantes uma intervenção complementar aos serviços prestados pela instituição, visando a promoção da vinculação materno-fetal, o bem-estar da gestante e a gestão da ansiedade. Ao longo de seis meses foram realizadas sessões individuais e sessões em grupo. Destas, serão descritas e analisadas detalhadamente dois estudos de caso. Para avaliação foram aplicadas a escala State- Trait Anxiety Inventory (STAI) (STAI-T/E Spielberger, Gorsuch, Lushene, Vagg & Jacobs, 1983; versão portuguesa Silva, 2003), a escala Antenatal Emotional Attachment Scale (AEAS) (Condon, 1993; adaptado para a população portuguesa por Camarneiro & Justo, 2010) e recorreu-se, também, à observação direta em contexto de sessão. Os resultados analisados qualitativamente apontam para uma melhoria significativa nas dimensões avaliadas, podendo concluir-se que a musicoterapia é um contributo relevante na qualidade de vida da gestante de risco, na gestão da ansiedade assim como na potencialização da vinculação materno – fetal.pt_PT
dc.description.abstractMusic therapy during pregnancy can play a crucial role in maintaining psycho-bodily homeostasis, in controlling anxiety, in the psychological component of pregnancy, as well as in promoting maternal-fetal attachment. This internship report consists of the description and reflection of the music therapy intervention performed in the obstetrics unit of Hospital Dr. Nélio Mendonça, with risky pregnancies. The main objective was to provide pregnant women with a complementary intervention to the services provided by the institution, aiming at promoting maternal-fetal attachment, the well-being of the pregnant woman and the management of anxiety. Over six months, both individual and group sessions were held. Of these, two case studies will be described and analyzed in detail. Both the State-Trait Anxiety Inventory (STAI) scale (STAI-T / E Spielberger, Gorsuch, Lushene, Vagg & Jacobs, 1983; Portuguese version Silva, 2003) and the Antenatal Emotional Attachment Scale (AEAS) (Condon, 1993; adapted for the Portuguese population by Camarneiro & Justo, 2010) as well as direct observation, in the context of the session, were used as evaluation methods. The results analyzed qualitatively point to a significant improvement in the dimensions evaluated, therefore it can be concluded that music therapy is a relevant contribution to the quality of life of the pregnant woman at risk, in the management of anxiety as well as in the enhancement of the maternal - fetal bonding.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectGravidez - Complicaçõespt_PT
dc.subjectGravidez - Aspectos psicológicospt_PT
dc.subjectAnsiedade na mulherpt_PT
dc.subjectMusicoterapia - Prática profissionalpt_PT
dc.subjectHospital Dr. Nélio Mendonça (Funchal, Portugal). Serviço de Ginecologia e Obstetrícia - Ensino e estudo (Estágio)pt_PT
dc.titleCompor com o coração : musicoterapia na gravidez de riscopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202555941pt_PT
Appears in Collections:[ULL-IPCE] Dissertações

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