Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/484
Title: | Os métodos de iniciação à flauta em alunos adultos : um estudo de caso |
Author: | Cosme, Sofia Ferreira da Silva, 1978- |
Advisor: | Pinheiro, Ricardo Nuno Futre, 1977- Moreira, Pedro Filipe Russo, 1981- |
Keywords: | Flauta - Instrução e estudo Flauta - Métodos Flauta - Estudos e exercícios |
Issue Date: | 2013 |
Abstract: | A presente dissertação tem como objectivo aprofundar o conhecimento existente sobre os alunos adultos de instrumentos musicais, sobre as suas características físicas, psicológicas e cognitivas, assim como as suas perspectivas, dificuldades e motivações em relação a esta aprendizagem. Pretende-se ainda analisar os métodos de iniciação à flauta utilizados em Portugal e confrontar o resultado dessa análise com os dados recolhidos sobre os alunos adultos, assim como o ponto de vista pessoal dos mesmos (recolhido através de entrevistas abertas), e chegar a uma conclusão sobre a adequação dos métodos utilizados com estes alunos. Na idade adulta, o corpo humano e a parte psicológica e cognitiva, sofrem alterações que influenciam directamente a aprendizagem de um instrumento e conferem a estes indivíduos características diferentes daquelas que têm os alunos em idades escolares. Deste modo, estes alunos não devem ser ensinados segundo as tradições e técnicas da pedagogia geral, mas sim as da andragogia, que visam dar poder ao aluno sobre a sua própria aprendizagem. O presente estudo concluiu que o adulto, graças à sua maior capacidade metacognitiva, experiência de vida e maior conhecimento da sua motivação interna, pode aprender melhor do que as crianças, trazendo-lhe esta aprendizagem grandes benefícios ao nível físico, psicológico e social. Apesar de apresentar algumas lacunas, o livro “Beginner’s book for the flute” de Trevor Wye, o qual os alunos afirmam apreciar, é aquele que parece ser mais eficaz e o que melhor se enquadra no ensino da flauta em idade adulta. |
Description: | Dissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2013. Exame público realizado em 27 de Setembro de 2013. |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/484 |
Document Type: | Master Thesis |
Appears in Collections: | [ULL-FCHS] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mem_sofia_cosme_dissertacao.pdf | Texto integral | 856,11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.