Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/4232
Title: A educação como eixo essencial do desenvolvimento sustentado : a re-invenção da educação pela comunidade
Author: Fernandes, Ernesto
Keywords: Educação - Fins e objectivos
Cidadania
Issue Date: 2005
Abstract: O meu propósito, neste texto, contextualizar a deriva/dilemas da educação, enquanto um dos campos da Política. Social (sectorizada, fragmentada, burocraticamente administrada) e expressão do Estado Social como garante dos direitos económico-sociais e dos direitos culturais, associados aos direitos cívico-políticos. Nesta perspectiva, importa superar o conceito de educação como instrução (a escola como espaço científico-técnico) através da articulação da formação ético-política com a formação estético-expressiva. Para o efeito, urge semear/construir uma nova cultura na e pela comunidade/sociedade civil para conferir legitimidade ao Estado de direito democrático e civilizar o mercado global. A cidadania participativa recomenda-se e a democracia como habitus quotidiano impõe-se como desígnio da educação (formal, não-formal e informal).
Description: Intervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 31 (2005). - p. 85-97
Peer reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11067/4232
https://doi.org/10.34628/21fe-xe76
Document Type: Article
Appears in Collections:[ULL-ISSSL] IS, n. 31 (2005)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
is_31_2005_4.pdfTexto integral788,27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons