Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/4232
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Ernesto | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-11T10:43:26Z | - |
dc.date.available | 2018-09-11T10:43:26Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/4232 | - |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.34628/21fe-xe76 | pt_PT |
dc.description | Intervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 31 (2005). - p. 85-97 | pt_PT |
dc.description.abstract | O meu propósito, neste texto, contextualizar a deriva/dilemas da educação, enquanto um dos campos da Política. Social (sectorizada, fragmentada, burocraticamente administrada) e expressão do Estado Social como garante dos direitos económico-sociais e dos direitos culturais, associados aos direitos cívico-políticos. Nesta perspectiva, importa superar o conceito de educação como instrução (a escola como espaço científico-técnico) através da articulação da formação ético-política com a formação estético-expressiva. Para o efeito, urge semear/construir uma nova cultura na e pela comunidade/sociedade civil para conferir legitimidade ao Estado de direito democrático e civilizar o mercado global. A cidadania participativa recomenda-se e a democracia como habitus quotidiano impõe-se como desígnio da educação (formal, não-formal e informal). | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação - Fins e objectivos | pt_PT |
dc.subject | Cidadania | pt_PT |
dc.title | A educação como eixo essencial do desenvolvimento sustentado : a re-invenção da educação pela comunidade | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
Aparece nas colecções: | [ULL-ISSSL] IS, n. 31 (2005) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
is_31_2005_4.pdf | Texto integral | 788,27 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons