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dc.contributor.advisorAntunes, Marina Manuela Santos, 1951-por
dc.contributor.authorSilva, Teresa Paula Garcia Rodrigues da Silva, 1965-por
dc.date.accessioned2017-01-25T19:37:54Z-
dc.date.available2017-01-25T19:37:54Z-
dc.date.issued2017-01-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2695-
dc.descriptionTese de doutoramento em Serviço Social, Universidade Lusíada de Lisboa, 2016por
dc.descriptionExame público realizado em 13 de Janeiro de 2017por
dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa intitulado “A primeira escola de Serviço Social em Portugal: o projeto educativo fundador e a configuração do campo de conhecimento (1935-1955)” pretendeu desenvolver um trabalho de investigação no âmbito do Programa de Doutoramento em Serviço Social, iniciado em 2010, promovido pela Universidade Lusíada de Lisboa. Esta pesquisa opta por situar-se no domínio da história do Serviço Social, centrando-se na história da educação em Serviço Social e designadamente naquele que foi o projeto educativo fundador da primeira escola de Serviço Social em Portugal - Instituto de Serviço Social (ISS), no período que corresponde à sua institucionalização e vigência do primeiro plano de estudos, em pleno Estado Novo. No plano empírico, envereda pelo estudo de fontes primárias dispersas por vários arquivos, como sejam, o arquivo do Cardeal Cerejeira no Patriarcado de Lisboa, Arquivo Salazar na Torre do Tombo e o acervo monográfico deste Instituto, hoje Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa - Universidade Lusíada de Lisboa. Esta pesquisa, foi complementada pelo estudo de obras, documentos e textos que respeitam à memória desta instituição educativa, bem como de outras referências arquivísticas, hermenêuticas e discursivas em torno da sua prática educativa. Este trabalho científico desenvolve-se em dois eixos analíticos fundamentais. Por um lado, a compreensão da história das primeiras instituições educativas no domínio do Serviço Social e, por outro, da história do pensamento em Serviço Social. Nesta assunção, torna-se possível, compreender como se articulam e combinam entre si os diferentes planos da materialidade, da representação e da apropriação, e estes, com os planos curriculares, pedagógicos e de agenciamento, estruturados sob a forma de projeto educativo. Por último, conhecer a essência da matéria educativa, as fronteiras do campo de conhecimento do Serviço Social enquanto disciplina académica e, nesta medida, entender as tradições do pensamento e da ação nas quais poderemos, paralelamente, radicar as raízes do Serviço Social em Portugal.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectServiço social - História - Portugalpor
dc.subjectServiço social - Ensino e estudo - Portugalpor
dc.subjectPortugal - Política social - 1933-1974por
dc.subjectInstituto de Serviço Social (Lisboa, Portugal) - Históriapor
dc.titleA primeira escola de Serviço Social em Portugal : o projeto educativo fundador e a configuração do campo de conhecimento (1935-1955)por
dc.typedoctoralThesispor
dc.identifier.tid101341911por
Appears in Collections:[ULL-ISSSL] Teses

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