Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/2695
Title: | A primeira escola de Serviço Social em Portugal : o projeto educativo fundador e a configuração do campo de conhecimento (1935-1955) |
Author: | Silva, Teresa Paula Garcia Rodrigues da Silva, 1965- |
Advisor: | Antunes, Marina Manuela Santos, 1951- |
Keywords: | Serviço social - História - Portugal Serviço social - Ensino e estudo - Portugal Portugal - Política social - 1933-1974 Instituto de Serviço Social (Lisboa, Portugal) - História |
Issue Date: | 25-Jan-2017 |
Abstract: | O presente trabalho de pesquisa intitulado “A primeira escola de Serviço Social em Portugal: o projeto educativo fundador e a configuração do campo de conhecimento (1935-1955)” pretendeu desenvolver um trabalho de investigação no âmbito do Programa de Doutoramento em Serviço Social, iniciado em 2010, promovido pela Universidade Lusíada de Lisboa. Esta pesquisa opta por situar-se no domínio da história do Serviço Social, centrando-se na história da educação em Serviço Social e designadamente naquele que foi o projeto educativo fundador da primeira escola de Serviço Social em Portugal - Instituto de Serviço Social (ISS), no período que corresponde à sua institucionalização e vigência do primeiro plano de estudos, em pleno Estado Novo. No plano empírico, envereda pelo estudo de fontes primárias dispersas por vários arquivos, como sejam, o arquivo do Cardeal Cerejeira no Patriarcado de Lisboa, Arquivo Salazar na Torre do Tombo e o acervo monográfico deste Instituto, hoje Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa - Universidade Lusíada de Lisboa. Esta pesquisa, foi complementada pelo estudo de obras, documentos e textos que respeitam à memória desta instituição educativa, bem como de outras referências arquivísticas, hermenêuticas e discursivas em torno da sua prática educativa. Este trabalho científico desenvolve-se em dois eixos analíticos fundamentais. Por um lado, a compreensão da história das primeiras instituições educativas no domínio do Serviço Social e, por outro, da história do pensamento em Serviço Social. Nesta assunção, torna-se possível, compreender como se articulam e combinam entre si os diferentes planos da materialidade, da representação e da apropriação, e estes, com os planos curriculares, pedagógicos e de agenciamento, estruturados sob a forma de projeto educativo. Por último, conhecer a essência da matéria educativa, as fronteiras do campo de conhecimento do Serviço Social enquanto disciplina académica e, nesta medida, entender as tradições do pensamento e da ação nas quais poderemos, paralelamente, radicar as raízes do Serviço Social em Portugal. |
Description: | Tese de doutoramento em Serviço Social, Universidade Lusíada de Lisboa, 2016 Exame público realizado em 13 de Janeiro de 2017 |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/2695 |
Document Type: | Doctoral Thesis |
Appears in Collections: | [ULL-ISSSL] Teses |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dss_teresa_silva_tese_v1.pdf | Tese | 3,79 MB | Adobe PDF | View/Open |
dss_teresa_silva_tese_v2.pdf | Tese | 78,11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.