Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/221
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoreira, Paulo-
dc.contributor.authorDias, Paulo C.-
dc.contributor.authorVaz, Filipa Machado-
dc.contributor.authorPetrachi, Paulo-
dc.date2012pt_PT
dc.date.accessioned2013-01-11T16:53:24Z-
dc.date.available2013-01-11T16:53:24Z-
dc.date.issued2012pt_PT
dc.identifier.citationMoreira, Paulo [et al.] (2012) - Características psicométricas do questionário de envolvimento entre pais e professores. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 3:1 (Janeiro-Junho 2012) 123-135.-
dc.identifier.issn1647-4120-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/221-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/bzct-a805-
dc.descriptionRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 3, n. 1 (Janeiro-Junho 2012). - p. 123-135.por
dc.description.abstractO envolvimento dos pais com a educação e com a escola é um dos maiores preditores do rendimento académico dos seus filhos. O objectivo deste estudo foi adaptar e validar para a população portuguesa o Parent-Teacher Involvement Inventory – Parent version (Miller-Johnson & Maumary-Gremaud, 1995). O Questionário de Envolvimento entre Pais e Professores – versão Pais (QEPP-Pais) é um instrumento de auto-relato, que avalia quatro dimensões da relação entre os pais: 1) Quantidade e tipo de contactos; 2) Interesse e sensação subjectiva de conforto dos pais em falar com os professores; 3) Satisfação parental com a escola do filho e 4) Grau de envolvimento parental na educação do filho. O QEPP-Pais é um questionário composto por 26 itens, com respostas num formato de escala de Likert de cinco valores. Participaram neste estudo 324 pais de alunos portugueses do ensino secundário. Os resultados revelam que a versão portuguesa do instrumento apresenta uma estrutura factorial semelhante ao instrumento original. Apesar de ligeiramente abaixo dos das sub-escalas da versão original, os valores do alpha de Cronbach encontrados na versão portuguesa são aceitáveis. Estes resultados sugerem que o Questionário de Envolvimento entre Pais e Professores - Versão Pais (QEPP-Pais) é um instrumento com características adequadas para o uso na população portuguesa.por
dc.language.isootherpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRelação professor-paispor
dc.subjectLar e escolapor
dc.titleCaracterísticas psicométricas do questionário de envolvimento entre pais e professorespor
dc.title.alternativePsychometric properties of the parent-teacher involvement questionnairepor
dc.typearticlepor
dc.identifier.citationtitleCaracterísticas psicométricas do questionário de envolvimento entre pais e professores-
dc.identifier.citationauthorMoreira, Paulo-
dc.identifier.citationauthorDias, Paulo C.-
dc.identifier.citationauthorVaz, Filipa Machado-
dc.identifier.citationauthorPetrachi, Paulo-
Appears in Collections:[ULL-IPCE] RPCA, v. 03, n. 1 (Janeiro-Junho 2012)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rpca_v3n1_5_artigo.pdfTexto integral207,95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
rpca_v3n1_5_declaracao.pdf
  Restricted Access
Declaração3,25 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.