Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/221
Title: | Características psicométricas do questionário de envolvimento entre pais e professores |
Other Titles: | Psychometric properties of the parent-teacher involvement questionnaire |
Author: | Moreira, Paulo Dias, Paulo C. Vaz, Filipa Machado Petrachi, Paulo |
Keywords: | Relação professor-pais Lar e escola |
Issue Date: | 2012 |
Citation: | Moreira, Paulo [et al.] (2012) - Características psicométricas do questionário de envolvimento entre pais e professores. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 3:1 (Janeiro-Junho 2012) 123-135. |
Abstract: | O envolvimento dos pais com a educação e com a escola é um dos maiores preditores do rendimento académico dos seus filhos. O objectivo deste estudo foi adaptar e validar para a população portuguesa o Parent-Teacher Involvement Inventory – Parent version (Miller-Johnson & Maumary-Gremaud, 1995). O Questionário de Envolvimento entre Pais e Professores – versão Pais (QEPP-Pais) é um instrumento de auto-relato, que avalia quatro dimensões da relação entre os pais: 1) Quantidade e tipo de contactos; 2) Interesse e sensação subjectiva de conforto dos pais em falar com os professores; 3) Satisfação parental com a escola do filho e 4) Grau de envolvimento parental na educação do filho. O QEPP-Pais é um questionário composto por 26 itens, com respostas num formato de escala de Likert de cinco valores. Participaram neste estudo 324 pais de alunos portugueses do ensino secundário. Os resultados revelam que a versão portuguesa do instrumento apresenta uma estrutura factorial semelhante ao instrumento original. Apesar de ligeiramente abaixo dos das sub-escalas da versão original, os valores do alpha de Cronbach encontrados na versão portuguesa são aceitáveis. Estes resultados sugerem que o Questionário de Envolvimento entre Pais e Professores - Versão Pais (QEPP-Pais) é um instrumento com características adequadas para o uso na população portuguesa. |
Description: | Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 3, n. 1 (Janeiro-Junho 2012). - p. 123-135. |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/221 https://doi.org/10.34628/bzct-a805 |
ISSN: | 1647-4120 |
Document Type: | Article |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] RPCA, v. 03, n. 1 (Janeiro-Junho 2012) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rpca_v3n1_5_artigo.pdf | Texto integral | 207,95 kB | Adobe PDF | View/Open |
rpca_v3n1_5_declaracao.pdf Restricted Access | Declaração | 3,25 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.