Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/219
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoreira, Paulo-
dc.contributor.authorDias, Paulo C.-
dc.contributor.authorVaz, Filipa Machado-
dc.contributor.authorPetrachi, Paulo-
dc.contributor.authorDuarte, António-
dc.date.accessioned2013-01-11T16:37:09Z-
dc.date.available2013-01-11T16:37:09Z-
dc.date.issued2012pt_PT
dc.identifier.citationMoreira, Paulo [et al.] (2012) - Características psicométricas do inventário de processos de aprendizagem em estudantes do ensino secundário. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 3:1 (Janeiro-Junho 2012) 67-79.-
dc.identifier.issn1647-4120-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/219-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/d01e-6k45-
dc.descriptionRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 3, n. 1 (Janeiro-Junho 2012). - p. 67-79.por
dc.description.abstractO objectivo deste estudo foi avaliar as características psicométricas do Inventário de Processos de Aprendizagem (IPA-s; Duarte, 2002) em alunos do ensino secundário. Participaram neste estudo 833 estudantes do ensino secundário. O IPA-s é uma escala composta por 48 itens, sendo as respostas fornecidas com base numa escala de Likert de cinco valores. Os itens do questionário distribuem-se por oito escalas, quatro de avaliação da motivação (Motivação Intrínseca, Motivação Instrumental, Motivação de Realização Tipo 1: Classificações, Motivação de Realização Tipo 2: Competição) e quatro escalas de avaliação das estratégias de aprendizagem (Estratégia de Superfície, Estratégia de Profundidade, Estratégia de Organização 1 e Estratégia de Organização 2). Os resultados revelam que o instrumento para alunos do ensino secundário apresenta uma estrutura factorial semelhante ao instrumento original, com a excepção das escalas Motivação Instrumental e Estratégias de Organização 2 que saturam no mesmo factor. O instrumento apresenta também níveis de consistência interna adequados. Futuros estudos deverão clarificar as diferenças encontradas neste estudo ao nível dos factores de Motivação Instrumental e Estratégias de Organização 2.por
dc.language.isootherpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEstudantes do ensino secundário - Psicologiapor
dc.subjectAprendizagem - Aspectos psicológicospor
dc.titleCaracterísticas psicométricas do inventário de processos de aprendizagem em estudantes do ensino secundáriopor
dc.title.alternativePsychometric properties of the learning processes inventory in secondary school studentspor
dc.typearticlepor
dc.identifier.citationtitleCaracterísticas psicométricas do inventário de processos de aprendizagem em estudantes do ensino secundário-
dc.identifier.citationauthorMoreira, Paulo-
dc.identifier.citationauthorDias, Paulo C.-
dc.identifier.citationauthorVaz, Filipa Machado-
dc.identifier.citationauthorPetrachi, Paulo-
dc.identifier.citationauthorDuarte, António-
Appears in Collections:[ULL-IPCE] RPCA, v. 03, n. 1 (Janeiro-Junho 2012)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rpca_v3n1_3_artigo.pdfTexto integral219,37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
rpca_v3n1_3_declaracao.pdf
  Restricted Access
Declaração3,82 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.