Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/219
Title: | Características psicométricas do inventário de processos de aprendizagem em estudantes do ensino secundário |
Other Titles: | Psychometric properties of the learning processes inventory in secondary school students |
Author: | Moreira, Paulo Dias, Paulo C. Vaz, Filipa Machado Petrachi, Paulo Duarte, António |
Keywords: | Estudantes do ensino secundário - Psicologia Aprendizagem - Aspectos psicológicos |
Issue Date: | 2012 |
Citation: | Moreira, Paulo [et al.] (2012) - Características psicométricas do inventário de processos de aprendizagem em estudantes do ensino secundário. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 3:1 (Janeiro-Junho 2012) 67-79. |
Abstract: | O objectivo deste estudo foi avaliar as características psicométricas do Inventário de Processos de Aprendizagem (IPA-s; Duarte, 2002) em alunos do ensino secundário. Participaram neste estudo 833 estudantes do ensino secundário. O IPA-s é uma escala composta por 48 itens, sendo as respostas fornecidas com base numa escala de Likert de cinco valores. Os itens do questionário distribuem-se por oito escalas, quatro de avaliação da motivação (Motivação Intrínseca, Motivação Instrumental, Motivação de Realização Tipo 1: Classificações, Motivação de Realização Tipo 2: Competição) e quatro escalas de avaliação das estratégias de aprendizagem (Estratégia de Superfície, Estratégia de Profundidade, Estratégia de Organização 1 e Estratégia de Organização 2). Os resultados revelam que o instrumento para alunos do ensino secundário apresenta uma estrutura factorial semelhante ao instrumento original, com a excepção das escalas Motivação Instrumental e Estratégias de Organização 2 que saturam no mesmo factor. O instrumento apresenta também níveis de consistência interna adequados. Futuros estudos deverão clarificar as diferenças encontradas neste estudo ao nível dos factores de Motivação Instrumental e Estratégias de Organização 2. |
Description: | Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 3, n. 1 (Janeiro-Junho 2012). - p. 67-79. |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/219 https://doi.org/10.34628/d01e-6k45 |
ISSN: | 1647-4120 |
Document Type: | Article |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] RPCA, v. 03, n. 1 (Janeiro-Junho 2012) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rpca_v3n1_3_artigo.pdf | Texto integral | 219,37 kB | Adobe PDF | View/Open |
rpca_v3n1_3_declaracao.pdf Restricted Access | Declaração | 3,82 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.