Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/218
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoreira, Paulo-
dc.contributor.authorOliveira, João Tiago-
dc.contributor.authorCrusellas, Lorena-
dc.contributor.authorLima, Adriana-
dc.date2012-
dc.date.accessioned2013-01-11T16:16:23Z-
dc.date.available2013-01-11T16:16:23Z-
dc.date.issued2012pt_PT
dc.identifier.citationMoreira, Paulo [et al.] (2012) - Inventário de identificação de emoções e sentimentos (IIES) : estudo de desenvolvimento e de validação. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 3:1 (Janeiro-Junho 2012) 39-66.-
dc.identifier.issn1647-4120-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/218-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/ky61-8g85-
dc.descriptionRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 3, n. 1 (Janeiro-Junho 2012). - p. 39-66.por
dc.description.abstractUma questão central à avaliação da eficácia das estratégias de promoção de competências emocionais em crianças é a existência de instrumentos que avaliem as diversas componentes do funcionamento emocional, em crianças em idade escolar e pré-adolescentes. A avaliação das competências adquiridas é fundamental para a selecção diferencial das estratégias a implementar junto de diferentes populações, especialmente junto de populações envolvidas em educação especial. Apesar da importância das competências de identificação e diferenciação emocional para o funcionamento emocional adaptativo, a disponibilidade de instrumentos de avaliação destas dimensões é extremamente reduzida. O objectivo deste estudo foi desenvolver e avaliar as características psicométricas do Inventário de Identificação e Diferenciação Emocional, um instrumento de avaliação da capacidade de identificar e diferenciar emoções junto de crianças em idade escolar e pré-adolescentes. Os resultados revelam uma estrutura de 3 factores (valência neutra, valência negativa e valência positiva) com valores de consistência interna superiores a .80 (excepto na escala composta por itens de valência positiva). Este estudo sugere que este instrumento é adequado para a avaliação da capacidade de identificação e diferenciação emocional e pode ser particularmente útil para a avaliação das competências de identificação e diferenciação emocional em crianças em idade escolar. Futuros estudos deverão avaliar a estrutura factorial, bem como os indicadores de validade e de fidelidade, em outras populações, incluindo crianças com necessidades educativas especiais.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEmoções nas criançaspor
dc.titleInventário de identificação de emoções e sentimentos (IIES) : estudo de desenvolvimento e de validaçãopor
dc.title.alternativeEmotions and feelings identification awareness inventory : development and validation studiespor
dc.typearticlepor
dc.identifier.citationtitleInventário de identificação de emoções e sentimentos (IIES) : estudo de desenvolvimento e de validação-
dc.identifier.citationauthorMoreira, Paulo-
dc.identifier.citationauthorOliveira, João Tiago-
dc.identifier.citationauthorCrusellas, Lorena-
dc.identifier.citationauthorLima, Adriana-
Appears in Collections:[ULL-IPCE] RPCA, v. 03, n. 1 (Janeiro-Junho 2012)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rpca_v3n1_2_artigo.pdfTexto integral252,27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
rpca_v3n1_2_declaracao.pdf
  Restricted Access
Declaração1,25 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.