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dc.contributor.authorSoares, Mafalda Filipa Gaspar-
dc.contributor.authorColaço, Carlos Jorge Pinheiro-
dc.contributor.authorCosta, Alcides Vieira-
dc.date.accessioned2015-11-04T13:42:23Z-
dc.date.available2015-11-04T13:42:23Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn1645-6750-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1714-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/v5eb-sp73pt_PT
dc.descriptionLusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 19 (2015). - p. 69-86por
dc.description.abstractNão existem equipas desportivas ou atletas sem que existam adeptos, pessoas que pelas mais diferentes O ténis em Portugal começou a ser mais praticado em 1966, mas, atualmente, devido à crise vivida no país, a modalidade tem vindo a ser afetada e os clubes têm sofrido oscilações tanto no seu número como na perda significativa de alunos e sócios. É preciso assim que os clubes reinventem um modelo de gestão para minimizarem as suas fraquezas e potencializarem as suas oportunidades. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo: identificar se as estratégias organizacionais dos clubes de ténis em Portugal são estruturadas a partir de um Modelo de Gestão do Marketing do Desporto; e se os gestores dos clubes de ténis em Portugal utilizam a pesquisa e análise de mercado, como subsídio teórico, para desenvolver as suas estratégias organizacionais. O modelo de referência foi o: Modelo de Gestão de Marketing Desportivo – MGMD de Pitts e Stotlar (2002). A metodologia deste estudo é um estudo de caso do tipo exploratório de carácter quantitativo e qualitativo com a utilização de um questionário, foi extraída uma amostra final de trinta e três clubes de ténis em Portugal, sendo que os respondentes deste questionário são os responsáveis pela gestão de cada clube. Na apresentação dos resultados o artigo foi dividido em cinco partes. Em cada uma é feita a análise quantitativa, qualitativa e discussão dos resultados com referência à bibliografia. Por fim, nas considerações finais retoma-se os objetivos do estudo numa perspetiva crítica e reflexiva.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesporto - Marketingpor
dc.subjectTénispor
dc.titleEstratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desportopor
dc.typearticlepor
Aparece nas colecções:[ULL-FCEE] LEE, n. 19 (2015)

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