Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/124
Title: | Conceptualização de sobredotação : da inspiração divina, à influência do contexto |
Other Titles: | Conceptualization of giftedness : from divine inspiration to context influence La conceptualisation de surdoué : de l'inspiration divine à l'influence du context |
Author: | Bilimória, Helena Cristina da Rocha Vidal Framrose, 1975- |
Keywords: | Pessoas sobredotadas - Psicologia |
Issue Date: | 2011 |
Citation: | Bilimória, Helena Cristina da Rocha Vidal Framrose (2011) - Conceptualização de sobredotação : da inspiração divina, à influência do contexto. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 4 (2011) 95-108. |
Abstract: | Este artigo tem como intenção percorrer as diferentes etapas de conceptualização do construto sobredotação. Pretende-se, acima de tudo, evidenciar a passagem de um enraizamento conceptual em mitos, vigente até ao início do século XX, para uma conceptualização mais científica focada, ora em dimensões quantitativas - o QI - ora na interacção entre as características da pessoa com comportamentos de sobredotação e o contexto. O paralelismo com as diferentes concepções de inteligência ao longo do tempo, é também realçado. Deste modo, salienta-se a importância do enquadramento sociocultural na definição de sobredotação. Algumas teorias sobre a conceptualização da sobredotação serão apresentadas para maior compreensão e contextualização das etapas e dos paradigmas vigentes durante o século XX. (Helena Cristina Bilimória) |
Description: | Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - N. 4 (2011). - p. 95-108. |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/124 https://doi.org/10.34628/2fb5-dr50 |
ISSN: | 1647-4120 |
Document Type: | Article |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] RPCA, n. 04 (2011) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rpca_n4_artigo_5.pdf | 213,86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.