Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/957
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBraizinha, Joaquim José Ferrão de Oliveira, 1944-por
dc.contributor.advisorJusto, José Manuel Mata, 1955-por
dc.contributor.advisorCarneiro, Francisco Gonçalves, 1972por
dc.contributor.authorJustiniano, Rita Junqueira, 1984-por
dc.date.accessioned2014-07-11T11:54:43Z-
dc.date.available2014-07-11T11:54:43Z-
dc.date.issued2014-07-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/957-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014por
dc.descriptionExame público realizado em 10 de Julho de 2014por
dc.description.abstractA ausência de desenvolvimento de capacidades na elaboração de raciocínios abstratos no domínio da lógica formal por parte dos alunos tem caraterizado, de forma genérica, as dificuldades de aprendizagem da disciplina de Geometria Descritiva A. No mundo atual, de pragmatismos técnicos, económicos e culturais, o papel da imagem visual domina a comunicação, e entra de forma imediata em tudo o que nos rodeia, tornando cada vez mais difícil para os jovens a construção de pensamento visual a partir de determinados conceitos operatórios formais, quando tudo lhes é apresentado de um modo tão tangível. É na correlação entre o quadro conceptual de perceção e visualização racional de uma realidade concreta e o quadro operativo de representação e atualização gráfica dessa realidade que, se encontra a génese da problemática da aprendizagem da Geometria Descritiva e se localiza as principais dificuldades de compreensão e de utilização correta das ferramentas da disciplina, num processo que se designa de diálogo entre a mão e o cérebro. As dificuldades de aprendizagem desta disciplina, quer na sua linguagem e modus operandi específico, quer nos conteúdos programáticos que definem o seu programa curricular, constituem, deste modo, o cerne da problemática do presente relatório de estágio, realizado no contexto particular da Região Autónoma dos Açores.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGeometria descritiva - Ensino e estudopor
dc.subjectDificuldades de aprendizagempor
dc.subjectEscola Básica e Secundária das Lajes do Pico (Açores, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)por
dc.subjectEscola Básica e Secundária de Velas (Açores, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)por
dc.titleDificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos Açorespor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201120569pt_PT
Appears in Collections:[ULL-IPCE] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
meav_rita_justiniano_dissertacao.pdfDissertação19,55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.