Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/91
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, António Borges da | - |
dc.contributor.author | Matos, Margarida Gaspar de, 1956- | - |
dc.contributor.author | Diniz, José Manuel Fragoso Alves | - |
dc.date.accessioned | 2012-10-10T10:29:23Z | - |
dc.date.available | 2012-10-10T10:29:23Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | Silva, António Borges da ; Matos, Margarida Gaspar de ; Diniz, José Manuel Fragoso Alves (2010) - Escola e bem-estar subjectivo nas crianças e adolescentes. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 1 (Abril 2010) 117-139. | - |
dc.identifier.issn | 1647-4120 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/91 | - |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.34628/dewx-yf21 | - |
dc.description | Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - N. 1 (Abril 2010). - p. 117-139. | por |
dc.description.abstract | A escola é um dos contextos do adolescente. O estudo quer relacionar a percepção que os adolescentes portugueses têm do seu bem-estar, nas vertentes afectivoemocional e cognitiva, com variáveis que caracterizam a sua percepção da escola: capacidade escolar, pressão dos trabalhos escolares, sentimentos pela escola, apoio dos colegas e apoio dos professores. É um estudo descritivo e correlacional de carácter transversal, numa amostra representativa da população das escolas públicas em Portugal continental constituída por 4877 indivíduos, 49.6% do género masculino e 50.4% do género feminino. As idades dos participantes oscilam entre os 10 e os 18 anos, sendo a média de 14 anos e o desvio padrão 1.89. Os adolescentes percepcionam-se com bons níveis de bem-estar e com uma boa relação com a escola, embora exista uma ampla margem para melhorar. As componentes cognitivas e afectivo-emocionais do bem-estar entrelaçam-se entre si e com as variáveis relacionadas com a escola, que mostram relação directa com o bem-estar. Incrementar o bem-estar e a relação com a escola podem/devem acontecer de forma concomitante, parecendo que não se pode investir apenas na técnica e nos âmbitos cognitivos das aprendizagens, mas se deverá igualmente investir em programas de desenvolvimento de competências emocionais e sociais. (António Borges da Silva, Margarida Gaspar de Matos, José Alves Diniz) | por |
dc.language.iso | other | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Estudantes - Psicologia | por |
dc.subject | Bem-estar | por |
dc.title | Escola e bem-estar subjectivo nas crianças e adolescentes | por |
dc.type | article | por |
degois.publication.firstPage | 117 | por |
degois.publication.lastPage | 139 | por |
degois.publication.title | Revista de psicologia da criança e do adolescente | por |
dc.identifier.citationtitle | Escola e bem-estar subjectivo nas crianças e adolescentes | - |
dc.identifier.citationauthor | Silva, António Borges da | - |
dc.identifier.citationauthor | Matos, Margarida Gaspar de | - |
dc.identifier.citationauthor | Diniz, José Manuel Fragoso Alves | - |
Aparece nas colecções: | [ULL-IPCE] RPCA, n. 01 (2010) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
rpca_n1_artigo_7.pdf | 126,36 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.