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http://hdl.handle.net/11067/918
Título: | Características percebidas na vizinhança, fatores psicossociais e atividade física objetivamente avaliada em adolescentes |
Outros títulos: | Perceived characteristics of the residential area and psychosocial factors on teenagers' physical activity |
Autor: | Gomes, Pedro Pizarro, Andreia Pereira, Margarida Seabra, Ana Cristina Autran, Roseanne Santos, Maria Paula |
Palavras-chave: | Hábitos de saúde na adolescência Exercício físico |
Data: | 2012 |
Citação: | Gomes, Pedro [et al.] (2012) - Características percebidas na vizinhança, fatores psicossociais e atividade física objetivamente avaliada em adolescentes. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 3:2 (Julho-Dezembro 2012) 215-235. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi estudar a associação entre características percebidas da área residencial e de fatores psicossociais na atividade física de adolescentes. A nossa amostra foi constituída por 124 alunos que frequentavam o 5º e o 6º anos de escolaridade numa escola pública do distrito do Porto (Portugal), com idades compreendidas entre os 9 e os 15 anos de idade (11,04±1,09), sendo 65 do sexo feminino e 59 do sexo masculino. Para a recolha de dados recorremos a dois instrumentos: (a) o acelerómetro Actigraph GT1M, que nos permitiu avaliar objetivamente os níveis de atividade física; e (b) um questionário que permitiu avaliar variáveis das características percebidas da área residencial, variáveis do suporte social, e ainda variáveis psicológicas. Para a análise estatística dos dados recorremos aos seguintes procedimentos: (a) correlação de Spearman; (b) teste não paramétrico de Mann-Whiney U; (c) teste não paramétrico do Qui-quadrado; e (d) regressão linear múltipla; Os nossos resultados sugerem-nos a existência de níveis de atividade física excessivamente baixos, em especial nas raparigas, e que, para as raparigas, o suporte social dos professores parece influenciar a atividade física avaliada objetivamente. Em conclusão, podemos dizer que a atividade física de adolescentes pode ser influenciada pelo suporte social e pela autoeficácia. Porém, esta influência parece fazer sentir-se de forma distinta em função do género, sendo que as raparigas parecem ser influenciáveis por um maior número de variáveis. |
Descrição: | Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 3, n. 2 (Julho-Dezembro 2012). - p. 215-235. |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/918 https://doi.org/10.34628/y6yf-1x50 |
ISSN: | 1647-4120 |
Tipo de Documento: | Artigo |
Aparece nas colecções: | [ULL-IPCE] RPCA, v. 03, n. 2 (Julho-Dezembro 2012) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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