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dc.contributor.authorGomes, Pedro-
dc.contributor.authorPizarro, Andreia-
dc.contributor.authorPereira, Margarida-
dc.contributor.authorSeabra, Ana Cristina-
dc.contributor.authorAutran, Roseanne-
dc.contributor.authorSantos, Maria Paula-
dc.date.accessioned2014-07-04T15:35:47Z-
dc.date.available2014-07-04T15:35:47Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationGomes, Pedro [et al.] (2012) - Características percebidas na vizinhança, fatores psicossociais e atividade física objetivamente avaliada em adolescentes. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 3:2 (Julho-Dezembro 2012) 215-235.-
dc.identifier.issn1647-4120-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/918-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/y6yf-1x50-
dc.descriptionRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 3, n. 2 (Julho-Dezembro 2012). - p. 215-235.por
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi estudar a associação entre características percebidas da área residencial e de fatores psicossociais na atividade física de adolescentes. A nossa amostra foi constituída por 124 alunos que frequentavam o 5º e o 6º anos de escolaridade numa escola pública do distrito do Porto (Portugal), com idades compreendidas entre os 9 e os 15 anos de idade (11,04±1,09), sendo 65 do sexo feminino e 59 do sexo masculino. Para a recolha de dados recorremos a dois instrumentos: (a) o acelerómetro Actigraph GT1M, que nos permitiu avaliar objetivamente os níveis de atividade física; e (b) um questionário que permitiu avaliar variáveis das características percebidas da área residencial, variáveis do suporte social, e ainda variáveis psicológicas. Para a análise estatística dos dados recorremos aos seguintes procedimentos: (a) correlação de Spearman; (b) teste não paramétrico de Mann-Whiney U; (c) teste não paramétrico do Qui-quadrado; e (d) regressão linear múltipla; Os nossos resultados sugerem-nos a existência de níveis de atividade física excessivamente baixos, em especial nas raparigas, e que, para as raparigas, o suporte social dos professores parece influenciar a atividade física avaliada objetivamente. Em conclusão, podemos dizer que a atividade física de adolescentes pode ser influenciada pelo suporte social e pela autoeficácia. Porém, esta influência parece fazer sentir-se de forma distinta em função do género, sendo que as raparigas parecem ser influenciáveis por um maior número de variáveis.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectHábitos de saúde na adolescênciapor
dc.subjectExercício físicopor
dc.titleCaracterísticas percebidas na vizinhança, fatores psicossociais e atividade física objetivamente avaliada em adolescentespor
dc.title.alternativePerceived characteristics of the residential area and psychosocial factors on teenagers' physical activityeng
dc.typearticlepor
dc.identifier.citationtitleCaracterísticas percebidas na vizinhança, fatores psicossociais e atividade física objetivamente avaliada em adolescentes-
dc.identifier.citationauthorGomes, Pedro-
dc.identifier.citationauthorPizarro, Andreia-
dc.identifier.citationauthorPereira, Margarida-
dc.identifier.citationauthorSeabra, Ana Cristina-
dc.identifier.citationauthorAutran, Roseanne-
dc.identifier.citationauthorSantos, Maria Paula-
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 03, n. 2 (Julho-Dezembro 2012)

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