Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/7995
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorChaves Mário João Alves, 1965--
dc.contributor.authorSilva, Fernando Pedro Gomes Tiago Franquinho da, 1981--
dc.date.accessioned2025-04-30T13:29:47Z-
dc.date.available2025-04-30T13:29:47Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSilva, Fernando Pedro Gomes Tiago Franquinho da (2024) - Percursos sistemáticos de composições; a cidade-espaço imaginária : Nadir Afonso. Lisboa : [s.n.].pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7995-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2024pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 10 de abril de 2025pt_PT
dc.description.abstractNadir Afonso é autor maior da arte portuguesa do seculo 20; ativo como pintor a partir de 1938, expôs ao longo da sua vida até 2013, ano da sua morte. Nadir realizou uma obra exemplar que deveria merecer o maior reconhecimento logo no final da década de 40, altura em que o artista partiu para Paris e integrou as vanguardas artísticas parisienses do pós-guerra. A obra de Nadir Afonso é referenciada por outros autores, embora com abordagens que possuem conclusões pouco fundamentadas, no que diz respeito ao conhecimento da obra de pintura ou teórica. No presente trabalho, tem-se como objetivo demonstrar os princípios gerais da estética, singularidade e originalidade, presentes em algumas revistas, publicações de jornais e documentos próprios, bem como a forma como a cidade é apresentada e encarada por outros autores. O estudo das obras de título citadino constitui a face mais arrojada e incompreendida na obra de Nadir Afonso, e a distinção entre o tema e o objeto representado serão igualmente foco de análise.pt_PT
dc.description.abstractNadir Afonso is the major author of the greatest work of Portuguese Art. Active as a painter from 1938, he exhibited throughout his life until 2013, the year of his death. Nadir did an exemplary work that was to receive the greatest recognition in the late 1940s, at which time the artist left for Paris and integrated the post-war artistic avant-gardes of Paris. The work of Nadir Afonso is referenced by other authors, although with approaches that have little substantiated conclusions, regarding the knowledge of the painting or theoretical work. In the present work, the objective is to demonstrate the general principles of aesthetics, singularity and originality, present in some magazines, newspaper publications and own documents, as well as the way the city is presented and seen by other authors. The study of the works of the city title constitutes the most daring and incomprehensible face in the work of Nadir Afonso, and the distinction between the theme and the represented object will also be the focus of analysis.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCidades e vilas na artept_PT
dc.subjectMatemática na artept_PT
dc.subjectEstéticapt_PT
dc.subjectAfonso, Nadir, 1920-2013 - Biografiapt_PT
dc.subjectAfonso, Nadir, 1920-2013 - Crítica e interpretaçãopt_PT
dc.titlePercursos sistemáticos de composições; a cidade-espaço imaginária : Nadir Afonsopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
Appears in Collections:[ULL-FAA] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mia_fernando_silva_dissertacao.pdfTexto integral5,73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons