Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/7961
Título: O design, as bibliotecas e a modularidade na infância : valorização do espaço para vivência e, estímulo à leitura
Autor: Pinto, Inês Sá
Orientador: Sousa, Rui Alexandre Lopes de
Palavras-chave: Design
Design de produto - Mobiliário - Bibliotecas
Data: 2024
Resumo: A prática da leitura, na infância, é essencial para o crescimento tanto a nível cognitivo como emocional. Em Portugal, assim como noutros países, fomentar o hábito da leitura tem sido uma das prioridades das políticas educacionais, onde, iniciativas como o Plano Nacional da Leitura (PNL) e, entidades como a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), têm sido determinantes na procura por criar estratégias para estimular a leitura desde os primeiros anos de vida. A presente investigação foca o design e a modularidade, no espaço biblioteca escolar, a partir da criação de sistemas modulares aplicados ao espaço, propondo novas dinâmicas e estratégias para que as crianças visitem o espaço e, sobretudo, estimulem o hábito da leitura. Assim, neste estudo apresenta-se uma investigação sobre as bibliotecas, evolução da modularidade e, sobretudo, sobre a possibilidade do design promover a leitura em Portugal. A investigação foi integrada num estudo de caso numa escola básica e jardim de infância, Lamas 3, onde inicialmente foi desenvolvida uma metodologia com abordagem quantitativa, recorrendo a questionários realizados aos alunos e docentes da escola. Daqui, foi possível analisar práticas de leitura e dados de uso desta biblioteca escolar, entre outros aspetos. Os resultados revelaram aspetos a serem estudados e a serem melhorados, nomeadamente, a necessidade de requalificação do espaço e do equipamento presente nesta biblioteca escolar.
The practice of reading in childhood is essential for growth on both cognitive and emotional levels. In Portugal, as in other countries, promoting the habit of reading has been a priority in educational policies. Initiatives such as the National Reading Plan (PNL) and entities like the School Libraries Network (RBE) have been crucial in the effort to create strategies to encourage reading from the earliest years of life. The present research focuses on design and modularity in school library spaces through the creation of modular systems applied to the space, proposing new dynamics and strategies for children to visit the space and, most importantly, foster the habit of reading. Thus, this study presents an investigation into libraries, the evolution of modularity, and, above all, the potential of design to promote reading in Portugal. The research was integrated into a case study at a primary school and kindergarten, Lamas 3, where a methodology with a quantitative approach was initially developed, using questionnaires given to the students and teachers of the school. From this, it was possible to analyze reading practices and usage data of this school library, among other aspects. The results revealed areas that need to be studied and improved, namely the need for requalification of the space and the equipment in this school library. Based on this premise, in the second phase, a project was developed to create a concept and respective modular products, as well as the requalification of this space in a new approach aimed at impacting the intellectual and cultural development of future generations in Portugal.
Descrição: Dissertação de mestrado em Design do Produto, orientada pelo Prof. Doutor Rui Alexandre Lopes de Sousa, Universidade Lusíada, Porto, 2024
Exame público realizado em 28 de março de 2025, às 15H30
URI: http://hdl.handle.net/11067/7961
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-FAA] Dissertações

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