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dc.contributor.advisorFreitas, Miguel da Costa Nunes de, 1981-pt_PT
dc.contributor.authorCardoso, Catarina Rafaela de Almeida, 1999-pt_PT
dc.date.accessioned2025-04-07T14:32:09Z-
dc.date.available2025-04-07T14:32:09Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationCardoso, Catarina Rafaela de Almeida (2024) - Os estilos parentais, a autoestima e a autoeficácia nos adolescentes. Lisboa : [s.n.].pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7948-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2024pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 14 de março de 2025pt_PT
dc.description.abstractEste estudo pretende investigar a relação entre os estilos parentais, a autoestima e autoeficácia na adolescência. Os estilos parentais compreendem-se como um conjunto de atitudes e comportamentos contínuos, adotados pelos pais ao longo do tempo, que refletem em grande parte, os valores que os pais consideram importantes e que querem transmitir aos filhos através das suas práticas parentais. Assim, o objetivo principal deste estudo é compreender de que forma é que os estilos parentais se relacionam com a autoestima e na autoeficácia dos adolescentes. Para a realização desta investigação, a amostra foi constituída por 94 adolescentes portugueses, sendo destes 47 do sexo feminino e outros 47 do sexo masculino. Os participantes responderam a um questionário sociodemográfico para fornecer informações e dados importantes relativamente às características da amostra, ao EMBU-MI para avaliar a sua perceção relativamente às práticas dos seus pais, à Escala de Autoestima de Rosenberg para avaliar a autoestima e por último, à Escala de Autoeficácia Geral (GSE) para avaliar a autoeficácia dos adolescentes.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims at investigating the relationship between parenting styles, self-esteem, and self-efficacy in adolescence. Parenting styles are understood as a set of continuous attitudes and behaviors adopted by parents over time, which largely reflect the values that parents consider important and want to transmit to their children through their parenting practices. The main objective of this study is to understand whether parenting styles are associated adolescents' self-esteem and self-efficacy. For this study, the sample consisted of 94 Portuguese adolescents, 47 of whom were female and 47 were male. Participants completed a sociodemographic questionnaire to provide important information and data regarding sample characteristics, the EMBU-MI to report their perceptions of parental practices, the Rosenberg Self-Esteem scale to assess self-esteem, and finally, the General Self-Efficacy Scale (GSE) to assess adolescents' self-efficacypt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPais e jovens - Portugalpt_PT
dc.subjectParentalidade - Portugalpt_PT
dc.subjectAuto-estima na juventude - Portugalpt_PT
dc.subjectAuto-eficácia - Portugalpt_PT
dc.titleOs estilos parentais, a autoestima e a autoeficácia nos adolescentespt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
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