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dc.contributor.advisorBilimória, Helena Cristina da Rocha Vidal Framrose-
dc.contributor.authorMoreira, Juliana Filipa Silva-
dc.date.accessioned2025-02-05T11:07:20Z-
dc.date.available2025-02-05T11:07:20Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7814-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, orientada pelo Prof. Doutora Helena Cristina Bilimória, Universidade Lusíada, Porto, 2024.-
dc.descriptionExame público realizado em 4 de novembro de 2024, às 18h30-
dc.description.abstractO suporte parental, tem um impacto positivo no desenvolvimento da carreira dos jovens, pois de acordo com a literatura, os pais envolvem-se nas experiências, exploração e planeamento educacional e profissional dos filhos. Consequentemente, com este suporte parental, os jovens tendem a tomar melhores decisões de carreira, com o apoio dos pais na exploração das diferentes opções existentes, por sua vez, o apoio emocional prestado pelos pais pode aumentar a motivação dos jovens para persistirem nos seus objetivos de carreira. O objetivo geral deste estudo, consiste em determinar a associação entre a maturidade da carreira e o suporte parental ao desenvolvimento da carreira, em alunos do 8º e 9 ano. Os objetivos específicos são; i) Comparar as médias da maturidade da carreira entre alunos do 8º e do 9º ano; e, ii) para os mesmos anos de escolaridade, comparar também as médias do suporte parental ao desenvolvimento da carreira dos alunos; iii) verificar a existência e a intensidade e sentido das associações entre as dimensões da maturidade da carreira e as dimensões do suporte parental ao desenvolvimento da carreira, em alunos do 8ºe 9ºano de escolaridade. A amostra do presente estudo é uma amostra de conveniência, não aleatória, de estudantes do 8º e 9ºano de 3 escolas do Norte do País (região de Baião, Cinfães e Valongo) e seus respetivos encarregados de educação. É constituída por 226 alunos - 131 alunos do 8º ano e 95 alunos do 9º ano de escolaridade - e 86 pais, 41 de alunos do 8º ano e 45 de alunos do 9ºano. Foram aplicados dois questionários a esta amostra: aos alunos foi aplicado o “Questionário sobre a maturidade da carreira” (Bilimória & Cruz, s.d), com 32 itens com 5 opções de resposta do tipo likert (entre discordo totalmente e concordo totalmente), que avalia o grau de desenvolvimento da carreira em estudantes do 8º ao 12º ano de escolaridade, e o “Questionário sobre as práticas parentais de suporte ao desenvolvimento da carreira” (Bilimória & Cruz, s.d), que permite recolher dados junto dos encarregados de educação, sobre as práticas parentais no processo de desenvolvimento da carreira dos alunos entre o 8º ano e o 12º ano, com 38 itens de resposta tipo Likert de 5 opções (variando entre discordo totalmente e concordo totalmente). A aplicação dos questionários foi digital, após obtenção das autorizações pertinentes. Os resultados mostram que não há evidências para afirmar que os alunos do 9ºano têm médias mais elevadas de maturidade da carreira do que os alunos do 8ºano.No entanto, ambos os anos de escolaridade apresentam médias elevadas nas dimensões de informação e planeamento, refletindo a importância dessas dimensões para a maturidade da carreira. Adicionalmente, verificou-se que a média da exploração melhora no 9ºano de escolaridade em comparação com o 8ºano. Os resultados também demonstraram que não se encontraram evidências de que o suporte parental ao desenvolvimento da carreira seja mais elevado no 9ºano em comparação com o 8ºano. Contudo, o suporte emocional prestado pelos pais, apresentou médias elevadas em ambos os anos de escolaridade. Também não foram encontradas associações estatisticamente significativas entre as variáveis maturidade da carreira e suporte parental ao desenvolvimento da carreira Todavia, constatou-se que as dimensões da maturidade da carreira (planeamento, exploração, informação, tomada de decisão e orientação para a realidade), se encontram interligadas. Adicionalmente, observou-se que a persuasão verbal não se relaciona com a exploração, pois são dimensões com focos diferentes. Também não se verificou uma relação entre a persuasão verbal e o apoio instrumental, mas identificou-se uma associação entre o apoio instrumental e a modelagem, indicando que a modelagem pode ser uma forma de prestar apoio instrumental. Deste estudo, conclui-se que a maturidade da carreira e o suporte parental possuem diversas dimensões conectadas, que influenciam o desenvolvimento vocacional dos estudantes do 8º e 9º ano de escolaridade, particularmente a importância do suporte emocional dos pais na exploração de carreira dos jovens.pt_PT
dc.description.abstractParental support has a positive impact on the career development of young people, as according to the literature, parents are involved in the experiences, exploration, and educational and professional planning of their children. Consequently, with this parental support, young people tend to make better career decisions, with the help of their parents in exploring the different options available. Additionally, the emotional support provided by parents can increase young people's motivation to persist in their career goals. The general objective of this study is to determinate the association between career maturity and parental support for career development in 8th and 9th-grade students. The specific objectives are: i) to compare the means of career maturity between 8th and 9th-grade students; and, ii) for the same grade levels, also compare the means of parental support for the career development of students; iii) to verify the existence, intensity, and direction of the associations between the dimensions of career maturity and the dimensions of parental support for career development in 8th and 9th-grade students. The sample of the present study is a convenience, non-random sample of 8th and 9th-grade students from three schools in the North of the country (regions of Baião, Cinfães, and Valongo) and their respective guardians. It consists of 226 students - 131 8th-grade students and 95 9th-grade students - and 86 parents, 41 of 8th-grade students and 45 of 9th-grade students. Two questionnaires were applied to this sample: the "Career Maturity Questionnaire" (Bilimória & Cruz, n.d.), with 32 items with 5 Likert-type response options (ranging from strongly disagree to strongly agree), which assesses the degree of career development in students from the 8th to the 12th grade, and the "Parental Support Practices for Career Development Questionnaire" (Bilimória & Cruz, n.d.), which collects data from guardians on parental practices in the career development process of students from the 8th to the 12th grade, with 38 items with 5 Likert-type response options (ranging from strongly disagree to strongly agree). The questionnaires were administered digitally after obtaining the necessary permissions. The results show that there is no evidence to assert that 9th-grade students have higher averages in career maturity compared to 8th-grade students. However, both grade levels exhibit high averages in the dimensions of information and planning, reflecting the importance of these dimensions for career maturity. Additionally, it was found that the average for exploration improves in the 9th grade compared to the 8th grade. The results also demonstrated that there is no evidence that parental support for career development is higher in the 9th grade compared to the 8th grade. Nonetheless, the emotional support provided by parents showed high averages in both grade levels. No statistically significant associations were found between the variables of career maturity and parental support for career development. However, it was observed that the dimensions of career maturity (planning, exploration, information, decision-making, and reality orientation) are interconnected. Furthermore, it was noted that verbal persuasion is not related to exploration, as these are dimensions with different focuses. No relationship was found between verbal persuasion and instrumental support, but an association was identified between instrumental support and modeling, indicating that modeling may be a form of providing instrumental support. From this study, it is concluded that career maturity and parental support have various connected dimensions that influence the vocational development of 8th and 9th-grade students, particularly the importance of parents' emotional support in the career exploration of young people.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccess (2 Years)pt_PT
dc.subjectPsicologiapt_PT
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_PT
dc.subjectTeste psicológico - Questionário sobre a maturidade da carreirapt_PT
dc.subjecteste psicológico - Questionário sobre as práticas parentais de suporte ao desenvolvimento da carreirapt_PT
dc.titleAssociações entre a maturidade da carreira dos alunos do 8.º ao 9.º ano e o suporte parental ao desenvolvimento da carreirapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203740505-
Appears in Collections:[ULP-IPCE] Dissertações

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