Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/7675
Title: A utilização da internet no ensino da História
Author: Antas, Mário Nuno de Bento
Keywords: Internet na educação
História - Ensino e estudo
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Lusíada Editora
Citation: Antas, Mário Nuno de Bento (2005) - A utilização da internet no ensino da História. Lusíada. História. - ISSN 0873-1330. - S. 2, n.2 (2005). - P. 337-350.
Abstract: A Internet possibilita uma nova forma de ensinar História, na medida em que fornece uma grande amplitude e variedade de recursos didácticos a serem utilizados pelo professor, num contexto educativo. De facto, a utilização de recursos didácticos derivados das TIC pode constituir-se como uma solução de futuro na educação do seculo XXI. Este artigo visa, essencialmente, reflectir sobre as vantagens e desvantagens da utilização da Internet no ensino da História e apresentar alguns recursos multimedia. Entre eles destacamos as webquests, os jogos didácticos on-line, a construção e exploração de páginas de Internet sobre materias específicas (pesquisa orientada recorrendo a seriação de conteúdos). A História como ciência que estuda o passado e encarada, pelos alunos, como uma disciplina maçadora e sem interesse. A utilização dos recursos multimedia em História permite-lhes estudar o passado humano utilizando as novas tecnologias, motivando-os assim para uma nova relação com a própria disciplina. No entanto, e necessária alertar que a eficácia da Internet para uma aprendizagem activa e significativa depende única e exclusivamente do uso que o professor consegue fazer dela enquanto recurso com vista a uma melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
Internet leads us to a new way in History teaching; it provides the teacher with a great variety of didactics resources, such as the ones derived from ITC: these can, no doubt, became a great approach to the education of the future. This article deals not only with the discussion of the advantages and disadvantages of the use of the Internet in teaching History, but also with the presentation of some useful types of multimedia resources to teach History: webquests, didactic games on line, building webpages about specific subjects. Concerning the study if the past, History is often seen by students as a boring and useless subject. The use of multimedia resources will clearly motivate students to study the past creating a new relationship with the subject itself. However, it seems important to say that these Internet strategies will only be effective if the teacher manages to use them as didactic resources to increase the variety and quality of these didactics resources, that is to say, if he I she manages to help the students within the process of learning.
Description: Lusíada. História. - ISSN 0873-1330. - S. 2, n.2 (2005).
URI: http://hdl.handle.net/11067/7675
ISSN: 0873-1330
Document Type: Article
Appears in Collections:[ULL-FCHS] LH, s. 2, n. 02 (2005)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LH_2_2005-337-350.pdfTexto integral5,12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons