Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/7654
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dc.contributor.advisorFerreira, Ana Cristina Magalhães-
dc.contributor.authorAlves, João Diogo Moreira Dias-
dc.date.accessioned2024-10-07T16:11:21Z-
dc.date.available2024-10-07T16:11:21Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7654-
dc.descriptionMestrado em Engenharia e Gestão Industrialpt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 01 de fevereiro de 2024pt_PT
dc.description.abstractO principal objetivo da presente dissertação é a análise dos métodos usados no processo de rastreabilidade de encomendas da empresa CTT, enquadrados no projeto “100% Rastreabilidade”, de forma a elaborar propostas de melhoria economicamente viáveis e alternativas ao atual método, o qual é baseado na leitura de código de barras. Para atingir este objetivo foi necessário efetuar o levantamento de toda a informação sobre os diferentes eventos e os processos logísticos associados ao serviço de receção/recolha, reencaminhamento e entrega de encomendas realizadas pela empresa. Com base na análise efetuada, foi possível identificar que as causas dos problemas associados à baixa rastreabilidade das encomendas estavam relacionadas com a falta de padronização de dados e informação no canal interno CTT e as dificuldades associadas ao processo de picagem e manuseio de dispositivos Personal Digital Assistant. Nesse sentido, foram pesquisadas as principais tecnologias que poderiam ser analisadas para melhorar a rastreabilidade. A alternativa mais ajustada ao contexto da empresa foi a utilização da tecnologia de Radio Frequency Identification. Nesse sentido foi realizado um projeto piloto para analisar a eficácia de leitura das tags colocadas em 30 objetos que foram transportados entre dois centros operacionais, tendo sido instalados 27 e 33 leitores de Radio Frequency Identification no centro de partida e destino, respetivamente. Com o projeto piloto foi possível obter uma melhor rastreabilidade de objetos, uma vez que foi obtida uma percentagem de leituras média de 59%, evitando os processos de picagem manual que eram efetuados pelos operadores com os Personal Digital Assistant. Com base nessa taxa de rastreabilidade, foi possível calcular a redução dos custos de indeminizações por extravio de encomendas, perda ou roubo, assim como a redução dos custos das reclamações. Adicionalmente, a adoção desta tecnologia representa potenciais vantagens para a empresa uma vez que permite reduzir o número de operadores afetos sobretudo às operações nas induções e nas tulhas. Por fim, foram analisados 4 orçamentos para a instalação de tecnologia de Radio Frequency Identification nos 22 centros operacionais. De acordo com a análise económica, verifica-se que qualquer uma das opções de investimento é obtido um VAL positivo, sendo possível a recuperação de investimento num período inferior ao tempo de vida útil de investimento (3 anos e 4 meses no pior cenário). Palavras-chave: Logística, Rastreabilidade, RFID, Qualidade, Serviços.pt_PT
dc.description.abstractThe main objective of the dissertation is the analysis of the methods used to track orders at CTT company, as part of the “100% Rastreabilidade” project, in order to develop economically viable improvement proposals, as well as, alternatives to the current method, which is based in barcode reading. To achieve this objective, it was necessary to collect all information about the different events and the logistical processes associated with the orders reception/collection, forwarding and delivery carried out by the company. Based on the analysis, it was possible to identify that the causes of the problems associated with low traceability were related to the lack of standardization of data and information in the internal CTT channel as well asthe difficulties associated with the picking process which are based on the use of Personal Digital Assistant devices. In this sense, the main technologies that could be demonstrated to improve traceability were researched. The alternative best suited to the company's context was the use of technology based on Radio Frequency Identification. In this sense, a pilot project was carried out to analyse the reading effectiveness of tags placed on 30 objects that were transported between two operational centres, where 27 and 33 Radio Frequency Identification readers were installed at the departure and destination centre, respectively. With the pilot project, it was possible to obtain better object traceability, being obtained an average reading percentage of 59%, avoiding the manual picking processes that were carried out by operators. Based on this traceability rate, it was possible to calculate the reduction in indemnity costs for lost orders, loss or theft, as well as the reduction in claims. Furthermore, the adoption of this technology represents potential advantages for the company, as it allows the reduction in the number of operators who are allocated, especially, to operations such inductions or objects screening. Finally, 4 budgets were analyzed for the installation of Radio Frequency Identification technology in all 22 operational centers. According to the economic analysis, it appears that any of the investment options has a positive NPV, allowing to recover the investment in a period shorter than the useful life of the investment (3 years and 4 months in the worst-casescenario). Keywords: Logistics, Traceability, RFID, Quality, Servicesen
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccess (3 Years)pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectGestão industrialpt_PT
dc.subjectLogísticapt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.subjectServiçospt_PT
dc.titleOtimização do processo de tracking : implementação no projeto 100% rastreabilidade da empresa CTT - Correios de Portugal, S.A.pt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
degois.publication.locationVila Nova de Famalicãopt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.identifier.tid203687205-
Aparece nas colecções:[ULF-FET] Dissertações

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