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Title: Redefinição e melhoria dos processos de planeamento e controlo da produção numa empresa de aquários
Author: Pereira, Dimitri Vieira
Advisor: Ribeiro, Ana Cecília Dias Ferreira
Keywords: Gestão industrial
Customização em Massa
Sistemas de informação
Digitalização
Melhoria Contínua
Issue Date: 2023
Abstract: Para dar resposta a um mercado em constante mudança onde a concorrência é cada vez mais feroz, as empresas devem encontrar soluções de adaptação para se manterem competitivas. A era atual está marcada pela exigência dos consumidores que cada vez mais procuram ver a sua individualidade refletiva nos produtos que compram, o que obriga as organizações a mudar o paradigma de produção. Assim, torna-se necessário transformar fábricas que produzam de forma massificada em fábricas onde se faça customização em massa. A indústria 4.0 surge como resposta a este desafio e visa dotar as organizações de ferramentas que confiram flexibilidade, mantendo ou até melhorando a eficiência. O projeto enquadrou-se no âmbito da Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, na Universidade Lusíada, tendo sido desenvolvido na Aquatlantis SA, empresa que pretendia dar o primeiro passo na passagem para a Indústria 4.0. A empresa contempla dentro das mesmas instalações 8 secções (6 produtivas e 2 de embalagem) com planeamento e controlo da produção independente. A primeira parte do projeto foi uma análise aos processos de planeamento da produção, onde se verificou que as principais limitações da empresa eram a gestão da informação, quer dos produtos, quer dos processos, e a falta de sincronização entre as secções. A proposta de melhoria para o processo produtivo foi a implementação de um sistema informático de planeamento e controlo da produção, o GenSYS - Smart Manufacturing System. Para a implementação do software GenSYS foi necessária uma restruturação, que permitiu ultrapassar os problemas referidos, resultando em ganhos como a melhoria da precisão e redução do tempo nos processos de planeamento, a sincronização das atividades de gestão das várias secções, e o controlo em tempo real, quer das atividades produtivas, quer dos stocks. Em termos quantitativos, conseguiu-se uma redução média de necessidade de mão de obra em 10% por secção, redução média de espaço utilizado nos armazéns em 30% e uma redução de stocks de produtos em vias de fabrico entre 10% a 50%. Ao nível da qualidade, as reclamações de clientes reduziram 35%. Palavras-chave: Indústria 4.0; Customização em massa; Sistemas de Informação; Digitalização; Melhoria contínua
To face a constantly changing market where competition is becoming increasingly fierce, companies must find adaptive solutions to remain competitive. The current era is characterized by consumers demands, who are increasingly seeking to see their individuality reflected in the products they buy, which forces organizations to shift the production paradigm. Thus, it requires a transformation from mass production factories to mass customization factories. Industry 4.0 emerges as a response to this challenge, aiming to equip organizations with tools that provide flexibility while maintaining or even improving efficiency. This project fell within the scope of a Master's thesis in Engineering and Industrial Management done at Lusíada University. It was developed at Aquatlantis SA, a company that aimed to take the first step towards Industry 4.0. The company has eight sections (six productions and two assemblies) with independent production planning and control processes. The first part of the project was an analysis of production planning processes, where it was found that the company's main limitations were information management, both for products and processes, and the lack of synchronization among sections. The proposed improvement for the production process was the implementation of a computerized production planning and control system, GenSYS (Smart Manufacturing System). With the implementation of this software, it was necessary to undergo restructuring, whichmade it possible to overcome the aforementioned issues, resulting in gains such asreduced time in planning processes and improved accuracy, synchronizing management activities across the sections, and real-time monitoring of both activities and stock levels.In terms of outcomes, there was an average reduction of labour needs by 10% per section, a 30% average reduction in warehouse space utilization, and a reduction in stocks of work in process ranging from 10% to 50%. Regarding quality, customer complaints decreased by 35%. Keywords: Industry 4.0; Mass Customization; Information Systems; Digitalisation; Continuous Improvement
Description: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
Exame público realizado em 23 de janeiro de 2024
Peer reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11067/7651
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULF-FET] Dissertações

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