Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/7637
Título: Estudo do sistema logístico de armazenamento e distribuição de uma empresa que comercializa artigos para canalizações e aquecimento
Autor: Salgado, Luís Miguel Martins
Orientador: Ramos, Bruna Silva
Palavras-chave: Gestão industrial
Logística
Data: 2023
Resumo: A competitividade crescente entre as empresas tem obrigado as organizações a diferenciarem-se das restantes de forma a sobreviver num mercado cada vez mais exigente. A Logística tem-se afirmado como um dos fatores fundamentais de diferenciação, quer seja pelo armazenamento e distribuição de produtos, pelo serviço ao cliente ou pela gestão de processos. Esta dissertação tem como objetivo apresentar o impacto que certas melhorias na Logística, tais como a implementação de instruções de trabalho, a etiquetagem de produtos, a definição de áreas específicas e o aperfeiçoamento e estudo do problema de encaminhamento dos veículos pode ter nos balanços da Inoxtubo, S.A., uma pequena e média empresa especializada na distribuição de produtos e equipamentos para a construção. Para a realização deste estudo foi necessário reunir uma grande quantidade de informação para ser possível obter resultados concretos. A etiquetagem de produtos exigiu a cronometragem do tempo de atendimento ao cliente antes e após etiquetagem de forma a tornar possível o cálculo da sua mais-valia financeira. Para a implementação da instrução de trabalho foi necessário realizar um inquérito aos colaboradores para perceber o nível de satisfação dos mesmos. Por fim, grande parte do estudo incide no Vehicle Routing Problem, tendo sido recolhidas as cargas transportadas por um tipo de veículo específico da organização em 4 semanas distintas. Através do peso das cargas, da localização dos clientes e tempo disponível para distribuição foi possível implementar abordagens distintas para resolver o problema de distribuição e encaminhamento de veículos. Foi proposto um modelo matemático exato, utilizada uma biblioteca em Python (VRPy com abordagem heurística de Clarke e Wright e um modelo de Geração de Colunas), e ainda uma folha de cálculo proposta na literatura, o VRP Spreadsheet Solver. Desta forma foi possível criar um planeamento de distribuição e comparar os resultados obtidos através das diferentes abordagens. A priorização das rotas obtidas foi realizada através da análise ABC semanal das encomendas. Assim sendo, através Etiquetagem de Produtos foi possível calcular uma poupança anual no valor de 468,67 €. Já através dos modelos de resolução do VRP, comparando com uma semana com as rotas realmente efetuadas pelo veículo da organização, pôde-se observar que o VRP Spreadsheet Solver apresentou uma solução associada a uma redução em termos de custo de 40,96€, uma redução no tempo total de trabalho de 2 horas e 54 minutos e uma redução em termos de distância de 178,11 quilómetros. Palavras-chave: Logística, Instrução de Trabalho, VRP, Heurística de Clarke e Wright, VRP Spreadsheet Solver
The growing competitiveness between companies has forced organizations to differentiate themselves from the rest in order to survive in an increasingly crowded market. Logistics has established itself as one of the key differentiating factors, whether through the storage and distribution of products, customer service or process management. This dissertation therefore aims to present the impact that certain improvements in Logistics, such as the implementation of work instructions, the labeling of products, the definition of specific areas and the improvement and study of vehicle routing can have on Inoxtubo, S.A.’s balance sheets, a small and medium-sized company specializing in the distribution of products and equipment for construction. For this study, it was necessary to gather a lot of information to obtain concrete and tangible results. Product labeling required timing of customer service time before labeling and after labeling in order to make possible a comparison and subsequent calculation of financial added value. For the implementation of a work instruction, it was necessary to carry out a survey of employees to understand their level of satisfaction. Finally, a large part of the study focuses on the Vehicle Routing Problem, having collected the loads carried by a specific vehicle of the organization in 4 different weeks. Through the weight of the loads, the location of the clients and other imposed constraints, it was possible to implement distinct approaches to solve the vehicle distribution and routing problem. An exact mathematical model was proposed, using a Python library (VRPy with Clarke and Wright's heuristic approach and a Column Generation model), as well as a spreadsheet proposed in the literature, the VRP Spreadsheet Solver. In this way, it was possible to create distribution planning and compare the results obtained through the different approaches. The prioritization of the routes obtained was carried out through weekly ABC analysis of orders. Therefore, through Product Labeling it was possible to calculate an annual saving of €468.67. Using the VRP resolution models, comparing a week with the routes actually taken by the organization's vehicle, we were able to observe that the VRP Spreadsheet Solver presented a solution associated to a reduction in cost of €40.96, a reduction in total working time of 2 hours and 54 minutes and a reduction in terms of distance of 178.11 kilometers. Keywords: Logistics, Work Instruction, VRP, VRPy, Clarke e Wright Heuristic, VRP Spreadsheet Solver
Descrição: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
Exame público realizado em 23 de janeiro de 2024
Revisão por Pares: no
URI: http://hdl.handle.net/11067/7637
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULF-FET] Dissertações

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