Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/756
Title: | Avaliação da auto-compaixão em adolescentes : adaptação e qualidades psicométricas da escala de auto-compaixão |
Author: | Cunha, Marina Xavier, Ana Vitória, Inês |
Keywords: | Compaixão - Testes Psicologia do adolescente |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | Cunha, Marina ; Xavier, Ana ; Vitória, Inês (2013) - Avaliação da auto-compaixão em adolescentes : adaptação e qualidades psicométricas da escala de auto-compaixão. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 4:2 (2013) 95-117. |
Abstract: | A auto-compaixão, entendida como uma estratégia de regulação emocional eficaz e adaptativa para lidar com pensamentos, sentimentos indesejados ou desagradáveis e acontecimentos de vida negativos ou dolorosos, tem sido associada ao bem-estar emocional e psicológico. O presente estudo tem como objetivo apresentar a versão para adolescentes da Escala de Auto-Compaixão (SCS-A) e as suas características psicométricas numa amostra de adolescentes portugueses com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos (M =16.03; DP = 1.87). Após o estudo de adaptação da escala para adolescentes, seguiu-se a análise das suas qualidades psicométricas. A SCS-A apresenta uma boa consistência interna para o total da escala (α = .85) e respetivas dimensões (α = .69 para a dimensão Auto-crítica, .70 para a dimensão Mindfulness, .71 para a dimensão Condição Humana, .73 para a dimensão Sobre-identificação, e .75 para as dimensões Isolamento e Calor/Compreensão), e uma adequada estabilidade temporal (r = .83). Evidenciou ainda uma validade convergente e divergente no sentido esperado, com medidas de memórias de calor e segurança, auto-criticismo, auto-tranquilização e indicadores psicopatológicos (ansiedade, depressão e stresse). Os resultados permitem concluir que a SCS-A é um instrumento fidedigno e útil para avaliar a auto-compaixão em adolescentes em contextos de investigação, educativos e clínicos. |
Description: | Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 4, n. 2 (2013). - p. 95-117. |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/756 https://doi.org/10.34628/326s-ap81 |
Document Type: | Article |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] RPCA, v. 04, n. 2 (Julho-Dezembro 2013) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rpca_4_2_5.pdf | Texto integral | 196,31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.