Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/7560
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Maria Manuela Martins Saraiva Sarmento, 1952--
dc.contributor.authorPessoa, Gonçalo Filipe da Costa, 2000--
dc.date.accessioned2024-07-09T10:42:14Z-
dc.date.available2024-07-09T10:42:14Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationPessoa, Gonçalo Filipe da Costa (2024) - A competitividade das agências de viagens para o desenvolvimento do turismo : o caso da agência Abreu. Lisboa : [s.n.].pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7560-
dc.descriptionDissertação de mestrado Gestão, Universidade Lusíada de Lisboa, 2024pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 3 de julho de 2024pt_PT
dc.description.abstractO mercado das agências de viagens tem vindo a crescer ao longo dos anos, acompanhando, portanto, também o crescimento exponencial do turismo. Cada vez mais pessoas praticam os vários tipos de turismo existentes e por isso, cabe às agências de viagens atenderem às suas necessidades agregando assim valor ao seu produto e ao cliente. Porém, nos dias que correm, existem cada vez mais concorrentes, produtos substitutos, fornecedores, fazendo com que cada agência de viagens precise de formular e implementar políticas e estratégias sustentáveis de modo a competir no mercado. Nesta sequência de ideias, na parte teórica desta investigação aprofundam-se os conceitos de competitividade e de agências de viagens e turismo, tendo como pergunta de partida: Qual a competitividade da agência Abreu no mercado retalhista de agências de viagens? Nesta investigação apura-se também qual o papel das agências de viagens ao longo dos anos, apresentando os principais desafios enfrentados e a enfrentar. Na parte prática, através de entrevistas feitas a colaboradores da agência Abreu e inquéritos feitos a clientes da mesma agência, foi possível perceber o importante contributo da agência Abreu para a competitividade no mercado das agências de viagens, e consequentemente o importante contributo para o desenvolvimento do turismo. Foi então possível através desta investigação apurar que a agência Abreu é uma agência de viagens competitiva e diferenciada, estando presente em três continentes, e tendo ao longo dos anos recebido vários prémios e galardões de excelência.pt_PT
dc.description.abstractThe travel agencies market has been growing over the years, following the exponential growth of tourism. More and more people practice the various types of tourism that exist and therefore, it is up to travel agencies to meet their needs, adding value to their product and to the customer. However, nowadays, there are more and more competitors, substitute products, suppliers, meaning that each travel agency needs to formulate and implement sustainable policies and strategies to compete in the market. In this sequence of ideas, in the theoretical part of this research, the concepts of competitiveness and travel and tourism agencies are explored in greater depth, with the starting question being: What is the competitivity of Abreu in the travel agency market? This investigation also evaluates the role of travel agencies over the years, presenting the main challenges faced and to be faced. On the practical part, through interviews carried out with employees of Abreu and surveys carried out with customers of the same agency, it was possible to understand the important contribution of Abreu to competitiveness in the travel agency market, and consequently the important contribution to the development of tourism. It was then possible through this investigation to establish that Abreu is a competitive and differentiated travel agency, present on three continents, having received several awards for excellence over the years.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAgência Abreu - Históriapt_PT
dc.subjectAgência Abreupt_PT
dc.subjectAgências de viagens - Portugalpt_PT
dc.subjectTurismo - Portugalpt_PT
dc.subjectConcorrência - Portugalpt_PT
dc.titleA competitividade das agências de viagens para o desenvolvimento do turismo : o caso da agência Abreupt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
Appears in Collections:[ULL-FCEE] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mg_goncalo_pessoa_dissertacao.pdfTexto integral1,29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons