Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/7427
Title: | Musicoterapia na deficiência : estudos de caso |
Author: | Curto, Melanie Domingues, 1999- |
Advisor: | Gutiérrez Jiménez, Susana Aurora, 1971- Rodrigues, Sílvia Cristina de Castro, 1983- |
Keywords: | Síndrome de Lennox-Gastaut Distúrbios da cognição na adolescência Distúrbios da cognição nas crianças Musicoterapia - Prática profissional Casa do Xisto (Valongo, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio) Escola Básica Vallis Longus (Valongo, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio) Escola Básica de Susão (Valongo, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio) |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | Curto, Melanie Domingues (2023) - Musicoterapia na deficiência : estudos de caso. Lisboa : [s.n.]. |
Abstract: | O presente relatório de estágio descreve o trabalho realizado na Casa do Xisto e, posteriormente, nas duas escolas de Vallis Longus e do Susão, no âmbito do mestrado de musicoterapia da Universidade Lusíada de Lisboa. O estágio teve a duração de oito meses, iniciando em outubro de 2021 e concluindo em junho de 2022 com crianças e jovens com deficiência.
Os objetivos vão de promover a qualidade de vida através de experiências de criação para o fortalecimento da autoexpressão e autoestima, evitar o deterioro geral, a ganhar experiência pessoal e profissional.
Foram elaborados dois estudos de caso que serão discutidos neste relatório assim como as restantes intervenções terapêuticas. O primeiro caso explorou a intervenção musicoterapêutica centrada na mudança pessoal, enquanto, no segundo caso, por apresentar um quadro clínico bastante complicado, os benefícios direcionaram-se para a qualidade de vida. Após o período de intervenção, é possível concluir que a intervenção musicoterapêutica sortiu um efeito positivo nos utentes, contudo foi notório, através da revisão da literatura, que existem poucos estudos realizados que abordem a intervenção em musicoterapia na segunda população abordada no relatório. This internship report describes the work carried out at Casa do Xisto and, later, at the two schools of Vallis Longus and Susão, within the scope of the master's degree in music therapy at Universidade Lusíada de Lisboa. The internship lasted eight months, starting in October 2021 and ending in June 2022 with children and young people with disabilities. Objectives range from promoting quality of life through creative experiences to strengthening self-expression and self-esteem, avoiding general deterioration, and gaining personal and professional experience. Two case studies were elaborated and will be discussed in this report as well as the remaining therapeutic interventions. The first case explored the music therapy intervention centered on personal change, while, in the second case, due to its rather complicated clinical picture, the benefits were directed towards quality of life. After the intervention period, it is possible to conclude that the music therapy intervention had a positive effect on the users, however it was clear, through the literature review, that there are few studies carried out that address the intervention in music therapy in the second population addressed in the report. |
Description: | Relatório de estágio em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023 Exame público realizado em 16 de fevereiro de 2024 |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/7427 |
Document Type: | Master Thesis |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mmt_melanie_curto_dissertacao.pdf | Texto integral | 1,34 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License