Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/740
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Joaquim Marcelino da Conceição dos, 1961-por
dc.contributor.authorPereira, Pedro Miguel Rosa, 1981--
dc.date.accessioned2014-02-04T16:58:49Z-
dc.date.available2014-02-04T16:58:49Z-
dc.date.issued2014-02-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/740-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014por
dc.descriptionExame público realizado em 22 de Janeiro de 2014por
dc.description.abstractProjectar sobre o construído, alterando o aspecto do passado, de modo a conceber novos edifícios, inventar novos espaços adaptados a uma nova cultura, a uma nova modo de vida, é um exercício complexo em que entram em colisão diversos factores de ordem cultural. A conjugação de verbos como a conservação, preservação, reconstrução, recuperação, restauro, revitalização, ou renovação urbana, são utilizados num debate longo e controverso, entre os desejos de afirmação de uma linguagem contemporânea e o desejo de permanência dos valores do passado, que mesmo que obsoletos (técnico-tecnologicamente e culturalmente), ainda retêm qualidades que os destacam no presente. No desenvolvimento desta tese, vamos enquadrar possíveis acções sobre o edificado considerado histórico, explorando alguns exemplos contrastantes da reconstrução, reabilitação, e renovação urbana, nos exemplos da Cidade Velha de Varsóvia, dos Armazéns do Chiado, no Museu da Electricidade de Lisboa, e no CaixaForum de Madrid, centrando a premissa nas razões técnicas e culturais que levaram a um modo de abordagem à problemática dos projectos considerados, e os resultados dessa tomada de decisão. Para tal tomamos como imperativo o estudo sobre o modo de como o ser-coisa, se transforma em ser-monumento, e a sua classificação como património. Abordando a sua origem como fenómeno histórico e conceptual, e as repercussões que a sua existência influi na memória colectiva, e consequentemente na arquitectura contemporânea.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArquitectura - Conservação e restauropor
dc.subjectEdifícios históricos - Conservação e restauropor
dc.subjectEdifícios históricos - Reforma para outro usopor
dc.subjectRenovação urbanapor
dc.titleO lugar da memória na arquitectura contemporâneapor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201604299por
Appears in Collections:[ULL-FAA] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mia_pedro_pereira_dissertacao.pdfDissertação15,03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.