Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/7357
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dc.contributor.advisorAmorim, Sérgio Filipe Pinto-
dc.contributor.authorTeixeira, Henrique Ribeiro-
dc.date.accessioned2024-03-11T13:52:19Z-
dc.date.available2024-03-11T13:52:19Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7357-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Arquitectura-
dc.descriptionExame público realizado em 8 de março de 2024, às 10h-
dc.description.abstractA presente dissertação desenvolve um estudo sobre o desenho analógico, mais especificamente do esquisso, como instrumento de pensamento no processo criativo e de desenvolvimento de projeto. A metodologia a utilizar para o desenvolvimento deste projeto de investigação processou-se através da consulta e leitura de dados qualitativos, como referências bibliográficas de determinados autores relacionadas com o tema do desenho e do desenho no projeto de arquitetura, a consulta de elementos gráficos (imagens, fotografias e desenhos), textos (artigos e entrevistas) e vídeos (entrevistas, conferências e documentários). Pretende-se aferir a importância do desenho e o papel que o mesmo desempenha nesta profissão de risco(s). Compreender a relevância que o esquisso exerce no domínio do pensamento e das ideias, e como desenhar em projeto constitui um dos mais importantes meios de pensar, imaginar e transformar a realidade, com o desenho como instrumento. O desenho num projeto de Arquitetura não é um fim per se. Os esquissos à mão levantada, a maqueta, a fotografia, as fotomontagens, o desenho rigoroso (digital), o 3D, a memória descritiva, os painéis, entre outros, complementam assim este método, que, apesar de antigo, continua a ser o mais idóneo, e aquele que tanto nos é incentivado a usar incansavelmente desde o primeiro ano. De um modo geral, é através do desenho que descobrimos e percebemos melhor as coisas. O esquisso cumpre, por isso, um papel diário na nossa vida enquanto arquitetos, e, por essa razão, não podemos parar de desenhar.pt_PT
dc.description.abstractThe present dissertation develops a study about the analogic drawing, more specifically the sketch drawing, as the main element of thinking in the creative and development process of a project. The methodology used for the development of this research project was processed through the reading and consultation of qualitative data, such as bibliographical references of certain authors related to the subject of the drawing and design in an architectural project, the consultation of graphic elements (images, photographs and drawings), texts (articles and interviews) and videos (interviews, conferences and documentaries). It is intended to assess the importance of drawing and the role that it plays in this scratch(es) profession. Understanding the relevance that sketching has in the domain of thought and ideas, and how drawing in a project represents one of the most important ways of thinking, imagine and transform the reality, with drawing as a tool. Drawing in an architecture project is not an end per se. Free hand sketches, models, photography, photomontages, rigorous (digital) drawing, 3D, descriptive memory, panels, among others, thus complement this method, which, despite being old, continues to be the most suitable, and the one that we are encouraged to use tirelessly since the first year. In general, it is through drawing that we discover and understand things better. Therefore, sketching plays a daily role in our lives as architects, and, for that reason, we cannot stop drawing.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectArquiteturapt_PT
dc.subjectDesenho - Processo arquitectónico - Instrumento arquitectónicopt_PT
dc.subjectTeoria da arquitecturapt_PT
dc.subjectDesenho arquitectónicopt_PT
dc.subjectCaso de estudo - Igreja de Santa Maria, Álvaro Siza Vieira - Marco de Canavezespt_PT
dc.subjectCaso de estudo - Termas de Vals, Peter Zumthor - Valspt_PT
dc.titleProfissão de risco : o desenho como elemento principal de pensamentopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203547632-
Appears in Collections:[ULP-FAA] Dissertações

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