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http://hdl.handle.net/11067/7341
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Zúquete, Ricardo, 1963- | - |
dc.contributor.author | Duarte, Mário Jorge Luz, 1988- | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-16T12:41:49Z | - |
dc.date.available | 2024-02-16T12:41:49Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/7341 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023. | pt_PT |
dc.description | Exame público realizado em 25 de Janeiro de 2024. | pt_PT |
dc.description.abstract | Inicialmente, é fundamental a forma como vamos exprimir a ideia do mínimo na arquitetura, a importância deste conceito na praticabilidade da nossa herança cultural, com as suas tradições passadas pelas lições das culturas redutoras. Igualmente, é reconhecido que estas mesmas alcançaram o expoente máximo da essência minimal, através de um modo de vida simples, onde a arquitetura era a expressão arquitetónica dessa redução conscienciosa. Certamente, o mínimo é muito mais que a simples redução dos elementos na arquitetura, o mesmo é a procura da essência redutiva do funcional arquitetónico, como também da funcionalidade da vida. Os minimalismos, tiveram assim uma repercussão expressiva no modo de vida das pessoas, em movimentos artísticos e estruturais em que o mínimo se tornou o mote do quotidiano. A arquitetura minimal é assim exposta na sua máxima pureza e naturalidade, onde a sua idealização veio a revelar um processo fascinante, em que o homem conseguia assim conquistar o mais com o menos. O sucesso do mínimo na arquitetura está na ordem das ideias aplicadas, no manifesto de intenções singelas, reduzir com consciência é uma condição primordial, de tal forma que esta postura criou uma tensão entre o homem e o objeto contruído, uma ligação espiritual, um trilho livre para introspeção e meditação pessoal. Em síntese, numa sociedade de consumo rápido onde o acumular coisas é o espelho de quem quer viver uma vida cheia de coisas inúteis, o mínimo vem assim reduzir as distrações, a origem está na liberdade de vivermos com menos, mas ter espaço para o mais, que é centrado na essência das pessoas e da arquitetura. | pt_PT |
dc.description.abstract | Firstly, the way in which we are going to express the idea of minimalism in architecture is fundamental, as is the importance of this concept in the practicality of our cultural heritage, with its traditions passed down through the lessons of reductive cultures. It is also recognised that these cultures achieved the maximum exponent of the minimal essence through a simple way of life, where architecture was the architectural expression of this conscientious reduction. Certainly, minimalism is much more than the simple reduction of elements in architecture, it is the search for the reductive essence of architectural functionality, as well as the functionality of life. Minimalism has thus had a significant impact on people's way of life, in artistic and structural movements in which the minimum has become the motto of everyday life. Minimal architecture is thus shown in its purest and most natural form, where its idealisation revealed a fascinating process in which man was able to achieve the most with the least. The success of the minimum in architecture lies in the order of the ideas applied, in the manifesto of simple intentions, reducing with conscience is a primordial condition, in such a way that this stance has created a tension between man and the built object, a spiritual connection, a free path for introspection and personal meditation. In short, in a fast-paced consumer society where accumulating things is the mirror of those who want to live a life full of useless things, the minimum thus reduces distractions, the origin lies in the freedom to live with less, but have space for more, which is centred on the essence of people and architecture. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Pawson, John, 1949- - Crítica e interpretação | pt_PT |
dc.subject | Pawson, John, 1949- - Projectos e plantas | pt_PT |
dc.subject | Arquitectura minimalista | pt_PT |
dc.subject | Simplicidade | pt_PT |
dc.subject | Wooden Chapel (Unterliezheim, Alemanha) | pt_PT |
dc.subject | St Moritz Church (Ausgburg, Alemanha) | pt_PT |
dc.subject | Unterliezheim (Alemanha) - Edifícios, estruturas, etc. | pt_PT |
dc.subject | Ausgburg (Alemanha) - Edifícios, estruturas, etc. | pt_PT |
dc.title | O mínimo na arquitetura de John Pawson | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203531906 | pt_PT |
Aparece nas colecções: | [ULL-FAA] Dissertações |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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