Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/7340
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorChaves, Mário João Alves, 1965--
dc.contributor.authorSantos, Luís Miguel Morais dos, 1975--
dc.date.accessioned2024-02-16T09:58:22Z-
dc.date.available2024-02-16T09:58:22Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7340-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023.pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 25 de Janeiro de 2024.pt_PT
dc.description.abstractAo explorar a complexa interseção entre arquitetura contemporânea, sociedade de consumo e cultura do espetáculo, podemos concluir que existe a manifestação de uma narrativa complexa sobre a influência da imagem no espaço construído. Destaca-se como a estética, impulsionada pelo capitalismo artístico, que permeia diversas áreas, desde a televisão até à arquitetura, influenciando uma cultura do espetáculo. O consumo, enraizado na lógica capitalista, é abordado como um motor que reconfigura padrões, priorizando impulsos hedonistas, apesar de suas potenciais ramificações psicológicas. A procura contemporânea pela felicidade é contextualizada em termos de conforto material e tecnológico, sendo a arquitetura proclamada como uma influência importante nesse processo, ligada à «arquitetura de sedução». A evolução da superfície arquitetónica, a sua estetização e, simultaneamente, a crítica à perda de profundidade simbólica, destaca-se através da importância de superar análises superficiais na arquitetura contemporânea e a procura por um equilíbrio entre a estética sedutora e significados, sublinha-se a relevância da superfície como uma membrana ativa de comunicação, refletindo a sociedade imersa no «mundo superficial de persuasão e sedução»pt_PT
dc.description.abstractBy exploring the complex intersection between contemporary architecture, consumer society and the culture of the spectacle, it was concluded that there is the manifestation of a complex narrative about the influence of the image on built space. It highlights how aesthetics, driven by artistic capitalism, permeates various areas, from television to architecture, influencing a culture of the spectacle. Consumption, rooted in capitalist logic, is addressed as an engine that reconfigures patterns, prioritizing hedonistic impulses, despite their potential psychological ramifications. The contemporary search for happiness is contextualized in terms of material and technological comfort, with architecture proclaimed as an important influence in this process, linked to the "architecture of seduction". The evolution of the architectural surface, its aestheticization and, at the same time, criticism of the loss of symbolic depth, is highlighted through the importance of overcoming superficial analyses in contemporary architecture and the search for a balance between seductive aesthetics and meanings, underlining the relevance of the surface as an active membrane of communication, reflecting society immersed in the "superficial world of persuasion and seduction".pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectArquitectura moderna - Filosofiapt_PT
dc.subjectArquitectura e sociedadept_PT
dc.subjectArquitectura - Estéticapt_PT
dc.subjectFelicidadept_PT
dc.titleA superfície na arquitetura contemporânea : valorização da imagem sobre a tradiçãopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203531566pt_PT
Appears in Collections:[ULL-FAA] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mia_luis_santos_dissertacao.pdfDissertação3,71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons