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dc.contributor.authorRegard, Yann-
dc.date.accessioned2023-12-07T11:53:18Z-
dc.date.available2023-12-07T11:53:18Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationRegard, Yann (2024) - Práticas andragógicas digitais em formações em trabalho social : captar, enraizar e remediar. In Granja, Berta Pereira ; Pires, Nuno ; Arbia, Alexandre Aranha, org. - Intervenção social com a população em situação de grande pobreza e vulnerabilidade social. Lisboa : Universidade Lusíada Editora. ISBN 978-989-640-265-5. P. 207-226.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7253-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/b36w-kq19-
dc.descriptionIntervenção social com a população em situação de grande pobreza e vulnerabilidade social / organização de Berta Pereira Granja ; Nuno Pires ; Alexandre Aranha Arbia. - Lisboa : Universidade Lusíada Editora, 2024. - ISBN 978-989-640-265-5.pt_PT
dc.description.abstractAs profissões de trabalho social englobam um conjunto de profissões e práticas profissionais destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade, precariedade, deficiência e dificuldades sociais. Na França, a for‑ mação para essas profissões é realizada por instituições de formação especializadas. As competências da intervenção social são adquiridas por meio de um percurso de formação inicial, em alternância, prévio ao exercício da profissão, bem como por meio de formações contínuas ao longo da vida profissional. Por mais de 20 anos, minhas experiências profissionais como trabalhador social e depois como formador em diferentes organismos de formação me levaram à função de diretor de estudos no Instituto Regional do Trabalho Social Hauts‑de‑France (IRTS‑HDF). Este estabelecimento de ensino superior e formação profissional é especializado nas profissões da intervenção social. Ele cumpre uma missão de serviço público de acordo com o decreto de 22 de agosto de 1986. Entre suas muitas missões, ele implementa a formação para as profissões do trabalho social e médico‑social, assistência técnica aos sujeitos, pesquisa, inovação e animação regional. Com cinco locais de formação, o IRTS‑HDF tem mais de 40 anos de experiência no campo da formação e pesquisa em trabalho social. A cada ano, o instituto recebe cerca de 8400 aprendizes. Metade segue formações iniciais de nível 3 a 7 (nomenclatura europeia) com duração de 1 a 3 anos. A outra parte corresponde a profissionais inscritos em formações contínuas. Para garantir sua atividade, o IRTS HDF é composto por 185 funcionários, quase metade dos quais são representados por formadores, que chamaremos de professores. Em dezembro de 2015, o IRTS HDF tomou um rumo andragógico digital sem precedentes. Este artigo apresenta a origem, a história e os princípios que tornaram possível a evolução das práticas de ensino.pt_PT
dc.description.abstractThe professions of social work encompass a set of professions and professional practices aimed at people in situations of vulnerability, precariousness, disability, and social difficulties. In France, training for these professions is provided by specialized training institutions. Social intervention skills are acquired through an initial training path, in alternation, prior to practicing the profession, as well as through continuous training throughout one’s professional life. For over 20 years, my professional experiences as a social worker and then as a trainer in different training organizations led me to the position of Director of Studies at the Regional Institute of Social Work Hauts‑de‑France (IRTS‑HDF). This higher education and vocational training institution is specialized in social intervention professions. It fulfills a public service mission in accordance with the decree of August 22, 1986. Among its many missions, it implements training for social and medical‑social professions, technical assistance to subjects, research, innovation, and regional animation. With five training locations, the IRTS‑HDF has more than 40 years of experience in the field of training and research in social work. Each year, the institute welcomes around 8,400 apprentices. Half of them follow initial training programs at levels 3 to 7 (European nomenclature) with a duration of 1 to 3 years. The other part corresponds to professionals enrolled in continuous training programs. To ensure its activity, the IRTS HDF is composed of 185 employees, almost half of whom are represented by trainers, whom we will call teachers. In December 2015, the IRTS HDF took an unprecedented digital andragogical direction. This article presents the origin, history, and principles that made it possible teaching practice.en_EN
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Lusíada Editorapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectServiço social - Estudo e ensino (Superior) - França - Hauts-de-Francept_PT
dc.titlePráticas andragógicas digitais em formações em trabalho social : captar, enraizar e remediarpt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
Appears in Collections:[ILID-CLISSIS] Contribuições em livros

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