Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/7164
Title: Co-criação e co-destruição de valor nos serviços turísticos
Author: Silva, Sara Luísa Ferreira da
Advisor: Rodrigues, Paula Cristina Lopes
Keywords: Gestão
Turismo - Desenvolvimento - Criação de valor
Issue Date: 2023
Abstract: O turismo é um dos setores de serviços mais importantes do mundo. Perceber e analisar o consumidor/turista é essencial e indispensável para o desenvolvimento deste setor. Posto isto, a co-criação e co-destruição de valor nos serviços turísticos, é um tema, cada vez mais, debatido na área do marketing e turismo. Através destas áreas, é possível analisar o impacto que tem nos consumidores, ajudando a prevenir e melhorar a relação com o destino turístico, ajudando na sua recomendação e intenção de visita. As experiências e as motivações dos turistas são diversas como as características dos destinos, pois os seus valores dão origem a diferentes motivos levando a ponderar na escolha de um determinado destino. O uso das tecnologias está cada vez mais ligado ao setor de turismo, uma vez que é através das redes socias que as pessoas procuram o destino que pretendem visitar e também as recomendações e sugestões sobre os mesmos. A presente investigação, tem como objetivo compreender o papel da co-criação de valor e co-destruição de valor nos serviços turísticos. Pretende-se analisar os seguintes pontos, de forma que, a revisão da literatura mostre os fatores mais relevantes desses conceitos, co-criação, co-destruição, análise do valor e por fim a análise da importância da co-criação e co-destruição de valor nos serviços turísticos, na ótica do consumidor. A metodologia adotada será quantitativa com o recurso a inquéritos por questionário online. A presente dissertação encontra-se estruturada em cinco capítulos, introdução, revisão de literatura, hipóteses e modelo concetual, metodologia, resultados e conclusão.
Tourism is one of the most important service sectors in the world. Understanding and analyzing the tourist consumer is essential and indispensable for the development of this sector. That said, the co-creation and co-destruction of value in tourism services is a topic increasingly discussed in the area of marketing and tourism. Through these areas, it is possible to analyze the impact it has on consumers, helping to prevent and improve the relationship with the tourist destination, helping in its recommendation and intention to visit. The use of technology is increasingly linked to the tourism industry, since it is through social networks that people seek the destination they want to visit and also the recommendations and suggestions about them. This research aims to understand the role of value co-creation and value co-destruction in tourism services. It intends to analyze the following points, so that the literature review shows the most relevant factors of these concepts, co-creation, co-destruction, value analysis and finally the analysis of the importance of co-creation and co-destruction of value in tourism services, from the consumer's point of view. The methodology adopted will be quantitative with the use of online questionnaire surveys. This dissertation is structured into five chapters, introduction, literature review, hypotheses and conceptual model, methodology, results and conclusion.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão
Exame público realizado em 20 de setembro de 2023, 15h
URI: http://hdl.handle.net/11067/7164
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULP-FCEE] Dissertações

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