Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/7084
Title: A identidade como pilar da ideia "Human Smart Place"
Author: Paiva, Ana Patrícia Moura
Advisor: Alves, Francisco Peixoto
Keywords: Identidade
Lugar
Planeamento
Issue Date: 2022
Abstract: Na presente investigação, estudamos a atual perspetiva da Smart City, muito marcada pela tecnologia e pela sustentabilidade. A abordagem Smart permitiu aumentar a qualidade de vida e melhorar os serviços prestados à comunidade com a implementação de soluções inteligentes baseadas na tecnologia. Mas a procura pela eficiência cegou, de certa forma, o processo sendo que passou a colocar a tecnologia no lugar do Homem. O que um dia procurava colocar o ser humano no centro das prioridades. Seguidamente, estudamos a integração da identidade como ferramenta de uma nova abordagem Smart que permitirá desenvolver soluções mais empáticas e centradas nas necessidades da comunidade e do território. Percebemos que a identidade se constitui através de uma relação entre um meio físico e um vínculo assente em valores sociais, culturais, antropológicos, e outros. Desta relação resultará um território com caráter, com “alma”. Daqui resulta a perceção da importância da identidade, o que podemos denominar uma dimensão “Human Smart Place”. Finalmente aplicamos essa perspetiva a um ensaio projetual desenvolvido em Lavra. Palavras-chave: Identidade . Lugar . Smart . Planeamento
In the present investigation, we study the current perspective of the Smart City, very marked by technology and sustainability. The Smart approach made it possible to increase the quality of life and improve services provided to the community with the implementation of intelligent technology solutions. But the search for efficiency blinded, in a certain way, the process and it started to put technology in the place of Man. What one day sought to put the human being at the center of priorities. Next, we study the integration of identity as a tool of a new Smart approach that will allow the development of more empathetic solutions centered on the needs of the community and the territory. We realize that identity is constituted through a relationship between a physical environment and a bond based on social, cultural, anthropological, and other values. This relationship will result in a territory with character, with a “soul”. This results in the perception of the importance of identity, which we can call a “Human Smart Place” dimension. Finally, we apply this perspective to a design essay Keywords: Identity . Place. Intelligent . Planning
Description: Mestrado Integrado em Arquitectura
Exame público realizado em 27 de abril de 2023
Peer reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11067/7084
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULF-FAA] Dissertações

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