Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/6838
Title: | O advento do ícone : museus como ícones da cidade |
Author: | Moreira, Joana Miguel Teixeira das Neves |
Advisor: | Ragazzi, Maria da Graça Ribeiro Correia |
Keywords: | Arquitetura Museus Museus - Símbolos Cidades - Símbolos Museus - Cidades |
Issue Date: | 2007 |
Abstract: | As observações que acompanharam a exposição sobre a actualidade e o fenómeno de Ã?cones Urbanos, redundando na função museológica, podem ser facilmente enquadradas e resumidas em algumas considerações de carácter mais geral. Sublinhei a evolução do edifício icónico, realçando determinadas épocas: nomeadamente as construções clássicas, envoltas em rituais de culto; as igrejas da idade média, como demonstração do poder divino na terra; os movimentos formados no clima cultural do racionalismo iluminista, e o modernismo, como básico para as emergências actuais. Interpretei o fenómeno como parte de uma manifestação da cidade além fronteiras. Partindo de atributos complexos que se conquistam e transformam, nesta representação também são induzidos valores qualitativos. Referi o conjunto das intervenções praticadas por operadores públicos, em colaboração com indivíduos privados, com o objectivo de favorecer a vida da cidade, com vista a objectivos de natureza económica e social, além de, como é óbvio, natureza cultural, tendo como ferramenta o ambiente urbano. O meu objectivo foi também apresentar de maneira resumida o panorama e a condição contemporânea da arquitectura de museus, inaugurando o século XXI. O texto realça os protótipos do século XX que souberam transpor os limites do tempo e que continuam, no século XXI, como referências essenciais. Os exemplos seleccionados são demonstrações do tema, revelando a continuidade temática de épocas anteriores, apesar da persistente ruptura morfológica. A afluência maciça de visitantes implicou a multiplicação dos serviços do museu. Foram redimensionados e tem vindo a ser alterado o aspecto exterior da construção. The observations that accompanied the exposition about the present time and the Urban Icons phenomenon, emphasizing museum function, can be easily summarized in some considerations of general character. I underlined the evolution of the iconic building, highlighting some epochs: classical constructions, wrapped up in rituals of worship; medium age churches, as demonstration of the divine power on the ground; the movements developed durind the cultural climate of Enlightenment, and the modernism, as a basic for current emergencies. I interpreted the phenomenon as part of a manifestation of the city beyond its borders. Starting from complex attributes that are conquered and transform, in this representation are also prompted qualitative values. I referred the assembly of the interventions practiced by public users, in partnership with private ones, with the objective of favor city life, with an aim to economical and social objectives, beyond, obviously, cultural nature, having the urban environment as a tool. My goal was also to present the panorama and the contemporary condition of museums architecture, inaugurating the 21st century. The text highlights the prototypes of the 2Oth century that knw how to transpose the limits of time and continue, in the present century as essential references. The selected examples are demonstrations of the subject, revealing thematic continuity throughout epochs, despite persistent morphologic break. The solid flow of visitors implied the multiplication of museum services. They were redimensioned and the exterior aspect of the construction as also been changed. |
Description: | Dissertação de mestrado em Arquitetura |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/6838 |
Document Type: | Master Thesis |
Appears in Collections: | [ULP-FAA] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
288594 Joana Miguel Teixeira das Neves Moreira.pdf Restricted Access | Dissertação de mestrado | 10,4 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.