Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/6827
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ragazzi, Maria da Graça Ribeiro Correia | - |
dc.contributor.author | Santos, Sónia Sofia Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-09T15:44:55Z | - |
dc.date.available | 2023-03-09T15:44:55Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/6827 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Arquitetura | - |
dc.description.abstract | A arquitectura foi desde tempos imemoriais tida como uma forma sublime de comunicação, que afirma e transmite os valores colectivos de uma sociedade, tornando-se numa forma de expressão completa dos traços que a caracterizam. A cultura contemporânea, na qual a arquitectura está profundamente inserida, caracteriza-se por uma vertente comunicativa e informativa impar. A imagem, enquanto representação de algo, encontra nesta cultura contemporânea o seu apogeu. Neste sentido, a arquitectura, enquanto arte extremamente visual, vê a sua capacidade comunicativa amplamente reforçada e o objectivo arquitectónico é tomado como um veículo de comunicação, transmitindo valores simbólicos, funcionais, utilitários e culturais. Amplamente mediatizada, a arquitectura transforma-se numa ferramenta de marketing e promoção urbana, numa forma de estimular e potenciar o desenvolvimento e regeneração urbana. A estratégia de desenvolvimento das cidades passa actualmente, pelo desenho de ícones: edifícios rodeados de polémica, apelativos e sedutores, que ajudam a definir a identidade do meio urbano em que se inserem. Estas edificações surgem como resposta às velhas questões da monumentalidade e da centralidade, constituindo-se como elementos de referência, símbolos de modernidade, capazes de gerar mecanismos de atractividade que ajudam a promover a imagem de uma cidade. A esta capacidade comunicativa da arquitectura não é alheia a cobertura dada pelos meios de comunicação, cuja atenção está voltada para os estímulos fortes, procurando transmitir para o mundo coisas novas, espectaculares, fotogénicas que possam ser reduzidas a uma única imagem dramática e poderosa. Esta exposição mediática acabou por determinar o aparecimento de tendências variadas, num contexto de pluralidade, que no entanto, tendem para uma uniformização global das formas de abordagem e acentuam a procura extremada pela novidade formal e pela proeza técnica. A arquitectura acaba por ver-se revestida de alguma superficialidade, totalmente globalizada, em que grande investimento é feito no edifício, na imagem que este transmite e na sua publicação. A arquitectura caba, desta forma, por se aproximar dos critérios seguidos pela moda, que por essência é efémera enquanto a arquitectura está destinada a permanecer durante muitos anos. | pt_PT |
dc.description.abstract | Architecture as always been held as a sublime away of comunication, that stands for and transmits the collective values of a society, becoming a complete way of expression of the traces that characterize it. contemporary culture, in which architecture is deeply involved, is characterized by one of a kind communicational and informational side. Image, as representation of something, finds in this contemporary culture its peak. In this sense, architecture , as an extemely visual form of art, sees its communicational capacity widely expanded and the architectural object is taken as a vehicle of communicate and transmit symbolic, functional, utility and cultural values. Widely mediatized, architecture becomes a marketing and urban promotion tool, a way to stimulate and potentiate urban development and regeneration. City development strategy, in our days, his based on the drawing of icons: polemic buildings, appealing and seductive, that help to define the identity of the urban space in which they take palce. This kind of constructions appear as an answer to the old questions of monumentallty and centrality requirements, becoming referential elements, modern symbols, able to generate mechanisms of attraction e competition that help to promote the city image. This architectural ability to communicate his much related with the media interest by it because their attention his strong stimulations, trying to broadcast to the world photogenic and spectacular new preferably that can be reduced to a single dramatic and powerful image. This mediatic exposure ended up by determinate the appearance of several different tendencies in a plural context, that conduct architecture to a global and uniform way of approach and accentuate the extreme search of formal news nad technical wonders. Architecture sees himself covered of a certain amount of superficiality and shallowness, totally globalized, where the emphasis is centered on the building, in the image it represents and in its publication. This way, architecture ends up by approaching fashion concepts, which is by essence ephemera while architecture is meant to last and stand for a long period of time. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Arquitetura | pt_PT |
dc.subject | Espaços públicos | pt_PT |
dc.subject | Edifício público | pt_PT |
dc.subject | Arquitectura e imagem | pt_PT |
dc.subject | Teoria da arquitectura | pt_PT |
dc.title | A mediatização da arquitectura : o edifício público e a cidade | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
Appears in Collections: | [ULP-FAA] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
288699 Sónia Sofia Sousa Santos.pdf | Dissertação de mestrado | 10,09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.