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dc.contributor.advisorPinho, Ana Isabel Machado Lopes Sampaio de, 1978--
dc.contributor.authorGrilo, Sara Alexandra Santos, 1997--
dc.date.accessioned2023-02-24T17:52:41Z-
dc.date.available2023-02-24T17:52:41Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/6808-
dc.descriptionDissertação de mestrado Gestão, Universidade Lusíada de Lisboa, 2022pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 15 de Fevereiro de 2023pt_PT
dc.description.abstractA evolução constante das Tecnologias de Informação e da Comunicação (TIC) levou ao crescimento do e-commerce, tornando a Internet num canal de vendas fulcral. O e-commerce, ou o comércio eletrónico, resume-se a um comércio virtual, aplicável a todos os tipos de negócio ou transações comerciais, que impliquem a compra, venda e transferência de informação através da Internet. Com o surgimento da pandemia Covid-19, verificou-se um aceleramento da digitalização da sociedade, uma vez que os hábitos e rotinas dos consumidores mudaram, levando a uma alteração na forma de atuação das empresas. Neste contexto, a Internet tornou-se a única fonte viável de rendimento para muitas organizações, passando a apostar mais no digital para disponibilização e comercialização dos seus produtos/serviços. Observámos uma completa transformação digital onde os consumidores começaram cada vez mais a aderir ao comércio online, pagamentos digitais e entregas ao domicílio, "obrigando” as micro, pequenas e médias empresas (PME) que pouco ou nada tinham explorado o e-commerce a adaptar-se a esta nova realidade. Com o objetivo de compreender de que forma é explorado o e-commerce nas PME portuguesas, foi desenvolvido um inquérito online para as mesmas, questionando quais as tecnologias mais utilizadas, quais os meios de presença na Internet predominantes e, face a estes dados, tentar medir o impacto da pandemia Covid-19 na transformação digital das empresas. O inquérito foi enviado a um conjunto de 1228 empresas com presença na Internet, tendo sido obtidas 121 respostas, entre os meses de Junho e Agosto de 2021. Apoiado numa metodologia de análise exploratória quantitativa, este estudo pretende apurar o estado do e-commerce em Portugal, no que respeita às vendas online e partilha de informação. Os resultados alcançados na presente dissertação constatam e confirmam o aumento da consciencialização, por parte das empresas, da importância de estarem presentes na Internet, seja através de websites e/ou das redes sociais e o crescimento nestes últimos anos, neste modelo de comercialização. Desta forma, iremos tentar responder à questão de partida: Qual o impacto do ecommerce na performance das micro, pequenas e médias empresas em Portugal?pt_PT
dc.description.abstractThe constant evolution of Information and Communication Technologies (ICT) has led to the growth of e-commerce, making the Internet a key sales channel. E-commerce, or electronic commerce, is a virtual commerce, applicable to all types of business or commercial transactions, which involve the purchase, sale and transfer of information through the Internet. With the appearance of the Covid-19 pandemic, there was an acceleration of the digitalization of society, since the habits and routines of consumers changed, leading to a change in the way companies act. In this context, the Internet has become the only viable source of income for many organizations, starting to invest more in digital for the availability and commercialization of their products/services. We observed a complete digital transformation where consumers increasingly started to embrace online commerce, digital payments and home delivery, forcing micro, small and medium enterprises (SME) that little or nothing had explored e-commerce, to adapt to this new reality. In order to understand how e-commerce is used in Portuguese SME, an online survey was developed for them questioning which technologies are most used, which are the predominant means of Internet presence and, with this data, try to measure the impact of the Covid-19 pandemic in the digital transformation of companies. The survey was sent to a group of 1228 companies with Internet presence, where 121 responses were obtained, between the months of June and August of 2021. Supported by a quantitative exploratory analysis methodology, this study aims to investigate the state of e-commerce in Portugal, regarding online sales and information sharing. The results achieved in this dissertation show and confirm an increase in awareness, by the companies, of the importance of being present on the Internet, whether through websites and/or social networks and the growth in these past years, in this commercialization model. In this way, we will try to answer the starting question: What is the impact of ecommerce on the performance of micro, small and medium enterprises in Portugal?pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectComércio electrónico - Portugalpt_PT
dc.subjectPequenas e médias empresas - Portugalpt_PT
dc.titleO e-commerce nas micro, pequenas e médias empresas em Portugalpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203238133pt_PT
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