Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/679
Title: | Impacto do capital psicológico positivo no sofrimento psíquico dos professores do ensino básico e secundário |
Author: | Rodrigues, Rosa Isabel da Costa Vicente, 1970- |
Advisor: | Carochinho, José António Baião, 1963- |
Keywords: | Psicologia positiva Professores de ensino primário - Psicologia Professores de ensino secundário - Psicologia Ansiedade Depressão mental Stress (Psicologia) |
Issue Date: | 19-Dec-2013 |
Abstract: | O presente estudo tem como objetivo analisar o impacto do capital psicológico positivo no sofrimento psíquico dos professores do ensino básico e Secundário. A amostra consta de 425 docentes do setor público e privado com idades compreendidas entre os 26 e os 62 anos. Para a recolha de dados, foram utilizados o Psychological Capital Questionnaire (Luthans, Avalio, Avey, & Norman, 2007) e a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (Pais-Ribeiro, Honrado, & Leal, 2004). Os resultados obtidos permitem-nos constatar que o otimismo é a variável com maior impacto positivo sobre o sofrimento psíquico, pois os docentes mais otimistas manifestam níveis menos elevados de ansiedade, depressão e stress. Verificou-se, ainda, que a situação profissional atual e a perceção que os docentes têm sobre uma possível situação de desemprego influenciam significativamente os níveis de depressão manifestados. Neste estudo, também, se afirma a existência de uma categoria intermédia entre os otimistas e os pessimistas que a literatura refere como otimistas paradoxais (Lopes, Cunha, & Rego, 2011). |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia do trabalho e das organizações, Universidade Lusíada de Lisboa, 2013 Exame público realizado em 13 de Dezembro de 2013 |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/679 |
Document Type: | Master Thesis |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mpto_rosa_rodrigues_dissertacao.pdf | Dissertação | 1,65 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.