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dc.contributor.advisorGutiérrez Jiménez, Susana Aurora, 1971--
dc.contributor.advisorCoelho, Carla Isabel Lopes, 1973--
dc.contributor.authorVilares, Ana Sofia Neves, 1996--
dc.date.accessioned2023-02-06T19:16:01Z-
dc.date.available2023-02-06T19:16:01Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/6773-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2022pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 27 de Janeiro de 2023pt_PT
dc.description.abstractA música como forma de comunicação, na sua generalidade, é inerente a qualquer condição física, emocional e psicológica do ser humano. Cada vez mais é necessária a inclusão e desenvolvimento da pessoa com deficiência, de maneira a apresentar respostas de forma eficiente às suas necessidades quotidianas, sejam relacionais, comunicativas ou sociais. Enquanto elo vinculativo, a música apresentou-se como intermediário comunicativo para a promoção do bem estar, desenvolvimento e preservação da condição do utente. No âmbito do mestrado em musicoterapia da Universidade Lusíada de Lisboa, abordou-se neste trabalho o conceito de bem estar da pessoa com deficiência, através de sessões de Musicoterapia praticadas no Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da CREACIL Oriente. O presente estágio foi realizado de outubro de 2021 a junho de 2022. De forma a avaliar o efeito da musicoterapia nos utentes, foi aplicada uma Grelha de Avaliação, com um momento inicial e um momento final, com base na escala de avaliação IMCAP-ND. Foi também preenchida uma ficha de Registo de Sessão no final de cada sessão individual e grupal. Os resultados obtidos demonstram nítidas melhorias nas áreas da comunicação, cognição e expressão pessoal dos utentes. Validam a utilização da Musicoterapia e a sua importância no desenvolvimento e bem estar pessoal.pt_PT
dc.description.abstractMusic as a form of communication, in general, is inherent to any physical, emotional and psychological condition of the human being. It is increasingly necessary to include and develop people with disabilities, in order to efficiently respond to their daily needs, whether relational, communicative or social. As a binding link, music presented itself as a communicative intermediary for the promotion of well-being, development and preservation of the user's condition. Within the scope of the master's degree in music therapy at Universidade Lusíada de Lisboa, the concept of well-being of people with disabilities was addressed in this work, through Music Therapy sessions practiced at the Activities and Training Center for Inclusion of CREACIL Oriente. This internship was carried out from October 2021 to June 2022. In order to assess the effect of music therapy on users, an Evaluation Grid was applied, with an initial and a final moment, based on the IMCAP-ND assessment scale. A Session Registration form was also completed at the end of each individual and group session. The results obtained demonstrate clear improvements in the areas of communication, cognition and personal expression of users. They validate the use of Music Therapy and its importance in personal development and well-being.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAutismopt_PT
dc.subjectPessoas com paralisia cerebralpt_PT
dc.subjectMusicoterapia - Prática profissionalpt_PT
dc.subjectCooperativa de Reabilitação, Educação e Animação para a Comunidade Integrada do Concelho de Loures (Portugal). Centro de Atividades Ocupacionais - Ensino e estudo (Estágio)pt_PT
dc.titleMusicoterapia com utentes com perturbação do espectro do autismo e paralisia cerebralpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203236807pt_PT
Appears in Collections:[ULL-IPCE] Dissertações

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