Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/6644
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dc.contributor.advisorCoelho, Vítor Alexandre Belo de Moura Pereira-
dc.contributor.authorMendes, Anabela da Cunha Caetano-
dc.date.accessioned2022-12-15T13:47:41Z-
dc.date.available2022-12-15T13:47:41Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/6644-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação-
dc.descriptionExame público realizado em 8 de novembro de 2022, às 12H45-
dc.description.abstractA pandemia de COVID-19 trouxe inúmeras implicações nas diversas esferas da vida, designadamente na aprendizagem dos alunos. Os sucessivos confinamentos e aulas à distância, poderão ter condicionado a aquisição daquela que é a base de todas as restantes aprendizagens, a leitura. O presente estudo emerge da necessidade de analisar se o contexto de ensino à distância condicionou a aprendizagem da leitura das crianças que entraram para a escolaridade formal no ano letivo de 2020/2021. Assim, pretende-se, por um lado, verificar se as competências de literacia emergente, nomeadamente a consciência fonológica, reconhecimento de letras e vocabulário, avaliadas no início do 1º ano de escolaridade, se mantiveram preditoras do desempenho da leitura num contexto de ensino à distância e, por outro lado, analisar se o número de dias na modalidade de ensino à distância condicionou o desempenho da leitura no 2º ano de escolaridade. Participaram neste estudo 71 crianças, atualmente no 2º ano, de seis escolas básicas do Agrupamento de Escolas Trigal Santa Maria, previamente avaliadas nas competências de literacia emergente em estudo, no início do 1º ano. Num primeiro momento foram usados instrumentos para a avaliação do vocabulário e reconhecimento de letras, o Teste de Identificação de Competências Linguísticas (Viana, 2004) e para a avaliação da consciência fonológica recorreu-se à Bateria de Provas Fonológicas (Silva, 2003b). Num segundo momento de avaliação foram usadas as provas O REI - Teste de avaliação da fluência e precisão da leitura (Carvalho, 2010) e a BAL – Bateria de Aptidões Linguísticas (Ribeiro & Viana, 2014) para avaliação da compreensão oral. Para a recolha de dados relativas ao número de dias que cada aluno esteve em aulas à distância foi elaborado um inquérito no Google Forms para os professores de cada turma. Os resultados obtidos mostram que as competências em estudo predizem de forma significativa o desempenho na leitura, sendo a consciência fonológica o preditor mais forte. O vocabulário parece não ter impacto significativo na leitura no final do primeiro ano de escolaridade. Estes resultados mostram que as competências de literacia emergente se mantiveram preditoras na aquisição da leitura num ano marcado pela pandemia COVID-19. Os resultados mostram ainda que o número de dias que as crianças estiveram em aulas à distância teve impacto na fluência da leitura.pt_PT
dc.description.abstractThe COVID-19 pandemic has had numerous implications in different spheres of life, and more specifically in student learning. Lockdowns and online teaching may have conditioned the acquisition of what is considered to be the basis of all other learning; reading. The present study emerges from the necessity to analyze whether the context of distance learning conditioned the learning to read of children who entered school in 2020/2021. Thus, it is intended, on one hand, to verify whether emerging literacy skills, namely phonological awareness, letter recognition and vocabulary, assessed at the beginning of the 1st grade, remained predictors of reading performance during the pandemic context. And, on the other hand, to analyze whether the number of days of online teaching conditioned reading performance in the 2nd grade. Seventy-one 2nd grade students, from six elementary schools of Trigal Santa Maria School, participated in this study. They had been previously evaluated regarding emerging literacy skills, at the beginning of the 1st grade. The instruments used to assess vocabulary and letter recognition, were the Identification Test of Linguistic Competencies (Viana, 2004) and for the assessment of phonological awareness, the Phonological Test Battery (Silva, 2003b) was used. In a second moment of evaluation, the tests O REI - Assessment of reading fluency and accuracy (Carvalho, 2010) and BAL - Battery of Linguistic Aptitudes (Ribeiro & Viana, 2014) were used to assess oral comprehension. To collect data on the number of days each student was in online classes, a survey was carried out on Google Forms for teachers of each class. The results showed that the emerging literacy skills significantly predicts reading performance, with phonological awareness being the strongest predictor. Vocabulary appeared to have no significant impact on reading at the end of the 1st grade. These results show that emerging literacy skills remained predictors of reading acquisition in a year marked by the COVID-19 pandemic. The results also showed that the number of days in which children had online teaching had an impact on reading fluency.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPsicologiapt_PT
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_PT
dc.subjectLiteracia emergente - Aprendizagem da leiturapt_PT
dc.subjectEnsino à Distância - COVID-19pt_PT
dc.subjectTeste psicológico - Teste de Identificação de Competências Linguísticaspt_PT
dc.subjectTeste psicológico - Bateria de Provas Fonológicaspt_PT
dc.subjectTeste psicológico - O Rei - Teste de avaliação da fluência e precisão da leiturapt_PT
dc.subjectTeste psicológico - BAL - Bateria de Aptidões Linguísticaspt_PT
dc.titleA relação entre as competências de literacia emergente e o desempenho na leitura, num contexto de ensino à distânciapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203107250-
Appears in Collections:[ULP-IPCE] Dissertações

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