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Título: O impacto da função de Cuidador Informal no envolvimento escolar dos jovens
Autor: Faria, Sara Alexandra Carvalho
Orientador: Pires, Ana Meireles Sousa
Palavras-chave: Psicologia
Psicologia clínica
Avaliação psicológica
Cuidador informar - Envolvimento escolar - Jovens
Teste psicológico - Multifactorial Measure of Student Engagement (MMSE)
Teste psicológico - Multidimensional Assessment of Caring Activities (MACA-YC18)
Teste psicológico - Positive and Negative Outcomes of Caring (PANOC-YC20
Data: 2022
Resumo: É consensual que os jovens têm o direito ao cuidado. No entanto, existe um número significativo de crianças e adolescentes, que contrariamente ao que seria espectável, tem a responsabilidade de prestar cuidados regulares a algum familiar, com qualquer tipo de vulnerabilidade, incapacidade ou doença (física e/ou mental). Em Portugal, apesar de ainda não existirem dados disponíveis referentes ao número de jovens cuidadores (JC), se transpusermos a média da realidade europeia (6%), estima-se que poderão existir cerca de 65 mil. De facto, perante a ausência de respostas de apoio governamentais e comunitárias, o desempenho da função de cuidador informal (CI) pode apresentar um impacto significativo no funcionamento e desenvolvimento dos jovens, nomeadamente ao nível do seu envolvimento escolar. Desta forma, o presente estudo visa explorar qual o impacto da função de cuidador informal no envolvimento escolar dos jovens, isto é, avaliar em que medida o facto de jovens entre os 12 e os 18 anos desempenharem tarefas de cuidado significativas e regulares face a alguém próximo com uma doença, incapacidade ou vulnerabilidade influencia o seu envolvimento escolar. Por conseguinte, pretende-se colmatar a carência de investigação sobre este tema em Portugal e alertar para a necessidade de implementação de medidas ajustadas às necessidades da população em causa. Foram inquiridos 209 indivíduos no total, sendo a amostra composta por 79 JC e 129 não cuidadores, estudantes de um município no norte de Portugal e com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo de natureza quantitativa com recurso a instrumentos de autorrelato: um questionário sociodemográfico, a versão portuguesa do Multifactorial Measure of Student Engagement (MMSE) e as versões portuguesas de investigação do Multidimensional Assessment of Caring Activities (MACA-YC18) e do Positive and Negative Outcomes of Caring (PANOC-YC20). Recorreu-se ao programa IBM SPSS para análises descritivas e estatística inferencial, usando testes paramétricos, designadamente Testes T para amostras independentes, Testes de Associação e Análises de Variância (ANOVA). Os resultados sugerem que a função de cuidador não influencia o envolvimento escolar dos jovens, embora os JC apresentem um maior grau de motivação para frequentar a escola. Além disso, quanto maior a perceção positiva dos JC quanto à sua experiência subjetiva da função de CI, maior é o seu envolvimento escolar.
It is consensual that young people have the right to care. However, there is a significant number of children and adolescents who, contrary to what would be expected, have the responsibility of providing regular care to a family member, with any type of vulnerability, disability or illness (physical and/or mental). In Portugal, although there is still no data available regarding the number of young caregivers (JC), if we transpose the average of the European reality (6%), it is estimated that there may be around 65 thousand. In fact, given the absence of governmental and community support responses, the performance of the role of informal caregiver (IC) can have a significant impact on the functioning and development of young people, namely in terms of their school involvement. In this way, the present study aims to explore the impact of the role of informal caregiver on the school involvement of young people, that is, to assess the extent to which young people between the ages of 12 and 18 perform significant and regular care tasks towards someone close with an illness, disability or vulnerability influences their school engagement. Therefore, it is intended to fill the lack of research on this topic in Portugal and alert to the need to implement measures adjusted to the needs of the population in question. A total of 209 individuals were surveyed, the sample being composed of 79 JC and 129 non-caregivers, students from a municipality in the north of Portugal and aged between 12 and 18 years. In methodological terms, this is a quantitative study using self-report instruments: a sociodemographic questionnaire, the Portuguese version of the Multifactorial Measure of Student Engagement (MMSE) and the Portuguese research versions of the Multidimensional Assessment of Caring Activities (MACA). -YC18) and Positive and Negative Outcomes of Caring (PANOC-YC20). The IBM SPSS program was used for descriptive analysis and inferential statistics, using parametric tests, namely T-Tests for independent samples, Association Tests and Analysis of Variance (ANOVA). The results suggest that the role of caregiver does not influence the school involvement of young people, although the JC show a greater degree of motivation to attend school. In addition, the greater the positive perception of JC regarding their subjective experience of the CI function, the greater their school involvement.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica
Exame público realizado em 10 de novembro de 2022, às 11H
URI: http://hdl.handle.net/11067/6641
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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