Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/6505
Title: As emoções e os objetos : estudo de caso, relação dos portugueses com os materiais em Design do Produto
Author: Dias, Beatriz Soares
Keywords: Design
Design de produto
Design - Emoções - Sensações
Design - Materiais
Artesanato
Issue Date: 2022
Abstract: Todos os dias estamos constantemente rodeados de produtos de design, desenhados especialmente para satisfazer as nossas necessidades e concebidos com base no que mais nos atrai, seja o material, a forma, a sensação e a emoção, que o produto ou obra possa despertar. Esta dissertação visa compreender, analisar e avaliar a forma como alguns portugueses, em formação ou já formados em design, a maioria alunos mas também professores e profissionais, valorizam os objetos de produção portuguesa, e reconhecem o design emocional como um dos elementos fundamentais do design de produto. A relevância deste trabalho incide na crítica à redução dos planos de estudos da licenciatura em design, colocando em causa o realce de temas chave como a emoção dos objetos e a importância emocional dos materiais em design de produto, como fatores chave na criação de produtos ou serviços. Para isso, foi feita um enquadramento teórico onde são apresentados e explicados conceitos como design emocional, design e artesanato, design e materiais, experiências do utilizador e design de produto português. Também foram escolhidas 10 das 85 peças dispostas na exposição “Design em São Bento – Traços da Cultura Portuguesa”. Esta exposição destaca vários setores da produção nacional sendo que todas as peças foram escolhidas pela curadora Bárbara Coutinho. O critério de seleção das 10 obras de design de produto para esta dissertação teve em conta o seu material e a técnica de produção para uma amostra mais precisa. Para que fosse possível este estudo, foi realizado um questionário que incluiu todas as peças escolhidas e analisadas as opiniões levantadas por cada uma delas em termos de estética, ergonomia, funcionalidade, sustentabilidade, modo de produção e reconhecimento tanto dos materiais como da cultura portuguesa neles intrínseca. Com todos estes dados, pôde-se concluir que os designers em formação não reconhecem a importância da relação das obras com o design emocional, da relação de preço com as obras e até mesmo de materiais e processos produtivos. Seria necessária uma maior sensibilização no decorrer da formação em design, onde seria possível criar designers mais emotivos capazes de transmitir e valorizar melhor as emoções a partir das suas peças e de conduzir quem as viesse a desfrutar à identificação com as emoções motivadas pelo design.
Every day we are constantly surrounded by design products, specially designed to meet our needs and designed based on what attracts us the most, be it the material, shape, feel and emotion, that the product or workmanship can awaken. This dissertation aims to understand, analyze and evaluate how some Portuguese, in training or already trained in design, most students but also teachers and professionals, value the objects of Portuguese production, and recognize emotional design as one of the fundamental elements of product design. The relevance of this work focuses on the criticism of the reduction of the study plans of the degree in design, calling into question the highlighting of key themes such as the emotion of objects and the emotional importance of materials in product design, as key factors in the creation of products or services. For this, a theoretical framework was made where concepts such as emotional design, design and craftsmanship, design and materials, user experiences and product design are presented and explained Portuguese. Also chosen were 10 of the 85 pieces arranged in the exhibition "Design em São Bento – Traços da Cultura Portuguesa". This exhibition highlights several sectors of national production and all the pieces were chosen by curator Bárbara Coutinho. The selection criteria of the 10 product design works for this dissertation took into account its material and the production technique for a more accurate sample. In order to make this study possible, a questionnaire was conducted that included all the pieces chosen and analyzed the opinions raised by each of them in terms of aesthetics, ergonomics, functionality, sustainability, mode of production and recognition of both materials and Portuguese culture in them intrinsically. With all these data, it was concluded that the designers in formation do not recognize the importance of the relationship of works with emotional design, the price relationship with the works and even of materials and production processes. It would be necessary to raise awareness in the course of design training, where it would be possible to create more emotional designers capable of transmitting and valuing emotions better from their pieces and of leading those who would enjoy identifying them with the emotions motivated by design.
Description: Dissertação de mestrado em Design do Produto
Exame público realizado em 21 de julho de 2022, às 14H
URI: http://hdl.handle.net/11067/6505
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULP-FAA] Dissertações

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