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dc.contributor.advisorRodrigues, Paula Cristina Lopes-
dc.contributor.authorSilva, Mariana Maranhão da-
dc.date.accessioned2022-08-10T11:03:06Z-
dc.date.available2022-08-10T11:03:06Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/6472-
dc.descriptionExame público realizado em 20 de julho de 2022, 15h30-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Gestão-
dc.description.abstractNo âmbito da Dissertação foi efetuado um estudo tendente a avaliar o impacto da pandemia de COVID-19 no setor do turismo, concretamente ao nível da gestão do turismo inteligente e sustentável. Com a pandemia de COVID-19 os hábitos foram alterados e, dessa forma, todos os setores de atividade foram afetados, em maior ou menor grau, sendo que o setor do turismo foi um dos setores em que os efeitos mais se fizeram sentir. Nesse sentido, importava avaliar as principais consequências daí decorrentes e a forma como o setor se encontrava preparado para reagir a uma adversidade dessa natureza e os mecanismos que foram utilizados para lhe fazer face. No contexto do estudo que foi realizado foi seguida uma metodologia quantitativa para a recolha de dados e testes de hipóteses sendo a amostra constituída por consumidores finais que fazem turismo em Portugal. Do estudo realizado resultaram importantes conclusões, sendo de destacar a evidência da perceção de que os benefícios sociais que se encontram associados ao setor do turismo suplanta a perceção dos custos sociais que lhe estão associados, mesmo no âmbito da pandemia. Dessa forma, conclui-se que a perceção da dicotomia benefícios/custos sociais não foi afetada com a pandemia de COVID-19, mantendo-se a perceção de que, mesmo num contexto de grande dificuldade para o setor, os benefícios sociais que emergem do setor do turismo excedem os custos sociais que dele derivam.pt_PT
dc.description.abstractWithin the scope of the Dissertation, a study was carried out to assess the impact of the COVID-19 pandemic on the tourism sector, specifically in terms of the management of smart and sustainable tourism. With the COVID-19 pandemic, habits were changed and, in this way, all sectors of activity were affected, in a greater or lesser degree, with the tourism sector being one of the sectors in which the effects were specially felt. In this sense, it was important to assess the main consequences resulting therefrom and the way in which the sector was prepared to react to an adversity of this nature and the mechanisms that were used to deal with it. In the context of the study that was carried out, a quantitative methodology was followed to collect data and test hypotheses, the sample being made up of final consumers who make tourism in Portugal. The study carried out resulted in important conclusions, highlighting the evidence of the perception that the social benefits associated to the tourism sector outweigh the perception of the social costs associated with it, even in a pandemic context. In this way, it is concluded that the perception of the social benefits/costs dichotomy was not affected by the COVID-19 pandemic, maintaining the perception that, even in a context of great difficulty for the sector, the social benefits that emerge from the sector of tourism exceed the social costs deriving from it.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectTurismo - Covid-19 - Sustentabilidadept_PT
dc.titleGestão de turismo inteligente e sustentável após COVIDpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203040538-
Appears in Collections:[ULP-FCEE] Dissertações

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