Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/6432
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Maria Manuela Martins Saraiva Sarmento, 1952--
dc.contributor.authorOliveira, João Augusto 1998--
dc.date.accessioned2022-07-13T14:37:23Z-
dc.date.available2022-07-13T14:37:23Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/6432-
dc.descriptionExame público realizado em 6 de Julho de 2022pt_PT
dc.descriptionDissertação de mestrado em Gestão, Universidade Lusíada de Lisboa, 2022pt_PT
dc.description.abstractO desporto e a sua popularidade em crescendo ao longo das décadas resultam no aumento da competitividade de mercado e, consequentemente, uma necessidade dos clubes de se destacar. Como forma de se adaptar ao longo das gerações, o desporto, numa perspetiva moderna, havendo uma maior preocupação com a promoção e fidelização dos seus clientes, começa a valorizar o Marketing e o seu papel como fonte de destaque dos clubes. No entanto, e atualmente, são ainda poucos os planos de Marketing produzidos pelos clubes, associações e federações desportivas, revelando que a importância do ramo do Marketing para o crescimento destas organizações pode ser ainda pouco reconhecida, principalmente nos clubes de menor dimensão. A presente dissertação pretende, através de investigação empírica, entender o potencial da aplicabilidade de um plano de Marketing num clube desportivo de pequena dimensão, nomeadamente e especificamente o Clube de Futsal Associação de Moradores de Atibá. Através da administração de entrevistas aos recursos humanos do clube, bem como de inquéritos aos atletas e seus representantes, pretende-se entender quais os objetivos do clube e estratégias aplicadas, bem como quais as qualidades e lacunas associadas, de modo a entender qual o potencial da aplicação de um plano de Marketing para a concretização dos objetivos propostos. As conclusões do estudo permitiram encontrar pontos cruciais de intervenção para a criação de planos estratégicos a incluir num plano de Marketing futuro, nomeadamente ao nível da publicidade e comunicação digital, aspetos cada vez mais valorizados no mercado desportivo. Os resultados pretendem acrescentar riqueza ao conhecimento atual sobre a temática, abordando um tema pouco explorado academicamente. Pretende-se, além disso, que a investigação aqui presente sirva de incentivo à criação de mais estudos sobre a temática dos planos de Marketing em organizações desportivaspt_PT
dc.description.abstractSport and its growing popularity over the decades result in a increased market competitiveness and, consequently, a need for clubs to stand out. As a way to adapt over generations, sport, from a modern perspective, with a greater concern with the promotion and loyalty of its customers, begins to value Marketing and its role as a prominent source of the clubs. However, and currently, there are still few Marketing plans produced by clubs, associations and sports federations, revealing that the importance of the Marketing branch for the growth of these organizations can still be poorly recognized, especially in smaller clubs. This dissertation intends, through empirical investigation, to understand the potential of the applicability of a Marketing plan in a small sports club, namely and specifically the “Clube de Futsal Associação de Moradores de Atibá”. Through the administration of interviews with the club's human resources, as well as inquires to athletes and their representatives, it is intended to understand the club's goals and applied strategies, as well as the associated qualities and gaps, in order to understand the potential in using a Marketing plan to achieve the proposed goals. The conclusions of the study allowed us to find crucial points of intervention for the creation of strategic plans to be included in a future Marketing plan, namely in terms of advertising and digital communication, aspects increasingly valued in the sports market. The results are intended to add information to the current knowledge on the subject, addressing a subject that has been little explored academically. It is also intended that this research will serve as an incentive for the creation of more studies on the subject of Marketing plans in sports organizations.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectClube de Futsal Associação de Moradores de Atibá (Alcabideche, Portugal) - Marketingpt_PT
dc.subjectDesporto - Marketingpt_PT
dc.subjectFutebol de salão - Marketingpt_PT
dc.titleAplicação do plano de marketing no Clube de Futsal Atibápt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203037367pt_PT
Appears in Collections:[ULL-FCEE] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mg_antonio_oliveira_dissertacao.pdf2,27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons